A Extensão no Cesmac: comunidade, saber, memória e arte

Equipe analisa a relevância dos projetos para a comunidade

04/05/2017 às 09h00

As atividades de Extensão Comunitária no Cesmac têm crescido consideravelmente. Neste ano de 2017,há 40 projetos desenvolvidos nas diversas comunidades em Maceió, com 40 bolsas para professores e 40 para alunos, integralmente financiadas pela Instituição.
Tais projetos atuam em diversas áreas: nas comunidades indígenas,no Pontal da Barra,auxiliando a desenvolver o empreendedorismo em pequenas e médias empresas, desenvolvendo estratégias de inclusão e ressocialização no presídio feminino Santa Luzia,prestando assistência odontológica a pacientes com câncer e a deficientes auditivos.Além disso,propõem alternativas ecológicas visando combater o uso de agrotóxicos no cinturão verde alagoano,bem como apresentam tratamento alternativo para o reaproveitamento de esgoto doméstico em pequenas comunidades.Há pesquisas que fazem avaliação nutricional em pacientes com câncer de cabeça e pescoço submetidos a radioterapia e outros que desenvolvem inclusão digital para a terceira idade e viabilizam o ensino de Robótica na Educação Básica em Maceió.
Ao lado desses projetos,selecionados por uma equipe que analisa,sobretudo,a relevância para a comunidade e os objetivos de cada pesquisa extensionista, há uma série de trabalhos desenvolvidos nos cursos que a PROEX cadastra e que são igualmente relevantes para a formação do aluno,do docente e para a comunidade- espaço por excelência de uma prática acadêmica responsável. Nossos projetos de extensão,através de alunos e docentes orientadores,muitos mestres e doutores, escutam os diferentes e aprendem com eles,para que os profissionais de amanhã desenvolvam um saber calcado no conhecimento da realidade social onde atuarão.
Paralelamente à Galeria Cesmac de Arte Fernando Lopes,que exibirá no dia 17 de maio uma exposição fotográfica coletiva-Alagoanidades-,a PROEX mantém a Editora Cesmac, filiada à ABEU (Associação Brasileira de Editoras Universitárias).Foram publicados nove títulos em 2016 e estão no prelo doze para edição em 2017,homenageando os 200 anos de emancipação de Alagoas de Pernambuco. A Editora prioriza a publicação de obras que constituam frutos de pesquisa sobre a realidade local e nacional, como teses de doutoramento de seus docentes ou contribuições relevantes de grandes pesquisadores do presente e do passado.
O conceito de responsabilidade social, mais que um princípio norteador, baliza as principais ações da Pró -Reitoria de Extensão e Ação Comunitária, coordenada pela professora Vera Romariz e equipe. O Cesmac orgulha-se desse investimento social e cultural, que amplia o registro da memória alagoana e nacional.