" Não concebo a torre do País sem o alicerce", Dr.ª Luitgarde Oliveira Cavalcanti Barros

30/05/2017 às 14h09

O Centro Universitário Cesmac do Sertão recebeu na manha de hoje, 30/05, , a Drª. Luitgarde Oliveira Cavalcanti Barros para proferir a palestra: Alagoanidades, as contribuições de Alagoanos para a cultura do Estado de Alagoas.
O auditório do campus III estava lotado por estudantes, docentes e convidados. O Vice-Reitor Prof. Dr. Douglas Apratto Tenório iniciou o evento dando boas-vindas aos presentes e disse da importância da Pesquisa e Extensão na academia e da necessidade de sempre estarmos atualizados sobre as inovações. Ressaltou que mestres e doutores têm a obrigação de produzir: .”É a produção acadêmica que faz com que se retribua o que foi recebido e a Prof.ª Luitgarde faz isso muito bem”.
 A palestrante que é Antropóloga com Doutorado e Mestrado em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo ,Pós-doutorado em Ciência da Literatura pela UFRJ, Pós-doutorado em Antropologia pela UNICAMP, Bacharelado e Licenciatura em Ciências Sociais - Universidade Federal do Rio de Janeiro e graduação em Fisioterapia pela Escola de Reabilitação do Rio de Janeiro, deu não só uma palestra, mas uma aula magistral sobre o que é Alagoanidade.
Falou da Maceió da década de cinquenta, onde a cidade era mais democrática, com 101 mil e 106 habitantes. Onde o Centro, do Ponto Central e do Cine São Luís,  era o bairro mais importante da cidade e a escola pública era sinônimo de excelência e de união de credos e raças. Havia uma horizontalidade étnica fantástica. Citou como exemplo, o Padre Teófanes de Barros, com quem teve aulas e a Prof.ª Maria José Carrascoza, negra  respeitadíssima.“ Os intelectuais que formavam Alagoas na época, faziam brotar pessoas inteligentes em todos os níveis. Conheci o preconceito racial quando fui morar no Rio de Janeiro.”
Com a presença do Secretário de Comunicação do Estado, Jornalista Ênio Lins, representando o governador; da Pró-Reitora Adjunta de Extenção, Profª Drª Vera Romariz; da Prof.ª Drª Raquel Cabús (representando o coordenador do curso de Direito, Prof.º Dr. Fernando Amorim), da Prof.ª Dr.ª Maria do Socorro Vaz; do Pró-Reitor de Gestão e Planejamento João Sampaio Neto; do Prof.º José Pereira Neto e de professores, a palestra trouxe vários questionamentos para os estudantes.