Aluna do CESMAC apresenta projeto de extensão em evento internacional

Trabalho do curso de Psicologia foi apresentado na cidade de Lima, no Peru

10/12/2018 às 16h44

Na última semana, a acadêmica Larissa Rezende, do 10º período do curso de Psicologia do Centro Universitário CESMAC, apresentou  trabalho de extensão universitária no XII Seminário Internacional de la Red ESTRADO – “Derecho a la educación pública y trabajo docente: resistências y alternativas”. O evento aconteceu na cidade de Lima, no Peru, na Universidade Peruana Cayetano Heredia e reuniu diversos pesquisadores e instituições que são ligados Rede Latino-Americana de Estudos sobre o Trabalho Docente.
O projeto de extensão apresentando no congresso é coordenado pela Profa. Ma. Rosiete Pereira da Silva e dispõe sobre o reconhecimento das dificuldades que podem ser apresentadas por alunos, uma vez que é possível perceber que a sociedade, em sua maioria, tende a enquadrar as pessoas segundo os seus próprios critérios, gerando prejuízo imensurável. Além disso, promove uma ampla discussão acerca da importância do suporte psíquico ao docente.
O trabalho intitulado “A atuação do Professor na Escola: um espaço para aprendizagem e promoção de saúde” também dá nome ao projeto de extensão universitária e teve boa repercussão durante a realização do evento. Segundo a acadêmica Larissa Rezende foi uma experiência única poder representar Alagoas e o CESMAC. “É um sentimento de realização e de orgulho, pois o contato com outras culturas nos permitiu constatar que o que está sendo feito em nosso Estado e em nosso Centro Universitário não está distante do mundo.  Os métodos usados no projeto foram elogiados por pesquisadores de vários países e isso nos deixa com sentimento de dever cumprido,” afirmou Larissa.

O projeto
Os objetos de estudo foram docentes da rede municipal de ensino público com faixa etária entre 35 e 58 anos. O objetivo central do projeto foi orientar as docentes quanto ao desenvolvimento da aprendizagem e as dificuldades enfrentadas pelos alunos. No entanto, levando-se em conta a ênfase que geralmente é dada ao aluno, a intervenção buscou garantir uma atenção diferenciada ao corpo docente buscando não somente a promoção de um melhor desenvolvimento da aprendizagem, mas a garantia de suporte emocional aos profissionais. Para isso, se fez necessário a promoção de espaços de interação entre as docentes e o incentivo do cuidado com a saúde, uma vez que os professores se encontravam em um estado de fragilidade emocional. Diante disso, a utilização de atividades ludo pedagógicas, envolvendo auto avaliação acerca do conhecimento do corpo docente, atividades corporais, construção de mapa conceitual, técnicas vivenciais, rodas de conversa e trabalhos artísticos foram realizados ao longo de 1 ano na intenção de se alcançar o objetivo proposto pelo projeto, que é proporcionar aos professores melhores condições para atuar nas funções pedagógicas e educacionais.
O entendimento do professor enquanto parte desvalorizada do processo educativo foi corroborado com a vivência prática, uma vez que foi encontrada uma realidade conturbada com elevado potencial adoecedor. Diante disso, a livre expressão das queixas apresentadas pelas docentes foram possibilitadas, promovendo uma melhor qualidade emocional. A intervenção de professores e acadêmicos que fazem parte do projeto atuou também de modo a minimizar a angústia apresentada por elas no que tange as dificuldades de aprendizagem vivenciadas por alguns alunos.