Atendimento Odontológico a Pacientes com Necessidades Especiais

Projeto de Extensão atende pacientes e familiares

29/05/2017 às 08h48

“Segundo o IBGE, existem cerca de 25 milhões de pessoas com algum tipo de deficiência, mental e física no Brasil, tendo Projeto de Extensão Alagoas 16% de sua população acometida. Infelizmente, ainda hoje, este grupo de pacientes tão extensos, ainda são desassistidos e discriminados, estando excluídos da sociedade e apresentando precárias condições de saúde bucal.
A saúde bucal dos pacientes com necessidades especiais vem se tornando uma preocupação na atualidade, devido as dificuldades encontradas para realizar a prevenção e o tratamento odontológico na maioria desses pacientes.  São poucos os serviços públicos e privados que ofereçam este tipo de atendimento especializado. Sendo assim, é de vital importância promover a inclusão social destes pacientes, proporcionando um tratamento igualitário e a socialização destes com o meio em que vivem.
Existe uma demanda no Estado de Alagoas e no Brasil reprimida de indivíduos com deficiência, que não estão sendo assistidos e que precisam de tratamento odontológico nos três níveis de complexidade, dependendo do nível de acometimento mental do indivíduo. Um projeto que tenha o propósito de assistir esta camada da população que historicamente esteve à margem das políticas sociais, se traduz em oportunidade vanguardista tanto em favor destes, quanto na busca pela integralidade e universalidade das ações neste setor.
São poucos os serviços públicos e privados que ofereçam este tipo de atendimento especializado dificultando também as possibilidades de encaminhamento para outros serviços. Em Maceió, até o início de 2016 não existia um serviço de referencia que acolhesse estes pacientes oferecendo-lhes tratamento odontológico de qualidade.
Em Agosto de 2016, no Centro Universitário Cesmac foi implantado uma clínica odontológica para pacientes com necessidades especiais, onde pode ser constatada a carência destes quanto a qualidade na saúde bucal. Com a convivência com os pais dos pacientes, sentiu-se a necessidade de apoio psicológico especializado para estes que muitas vezes não aceitam a condição do filho, sofrem com o preconceito da sociedade e falta de inclusão social. Diante das dificuldades expostas e o sucesso na implantação do serviço odontológico, fez-se necessário uma continuação do projeto integrando-o a psicologia, para proporcionar um maior nível de aceitação no núcleo familiar, e fortalecimento dos mesmos para enfrentar os obstáculos presentes no dia a dia dessa população.
O atendimento é oferecido a todo tipo de deficiência como: deficiência mental, deficiência física e anomalias congênitas (deformações, síndromes), distúrbios comportamentais (autismo), transtornos psiquiátricos, distúrbios sensoriais e de comunicação.
Toda a clínica é adaptada e ornamentada com materiais que objetivam o bem-estar do paciente e a criação de um ambiente distinto e atraente para o atendimento. São utilizados recursos como, músicas, ornamentação, brinquedos e livros educativos. Além disto é ofertado apoio psicológico aos pais e responsáveis com uma equipe de profissionais e estudantes do curso de Psicologia do Cesmac.
O presente projeto visa oferecer, no âmbito do Centro Universitário Cesmac, um serviço de Odontologia e Psicologia qualificado, humanizado e gratuito para os pacientes com necessidades especiais do Estado de Alagoas.
             O extensionista do projeto terá a oportunidade de possuir um currículo diferenciado numa área pouco divulgada da odontologia e ter a chance de um retorno acadêmico teórico e prático rico em informações e experiências vivenciadas ao longo do projeto, além de orientações na promoção e prevenção de saúde bucal e desenvolvimento do lado humanitário. O acadêmico será capacitado a oferecer tratamento odontológico de qualidade e com um diferencial no mercado de trabalho para os pacientes com Necessidades Especiais, além de uma articulação interdisciplinar através das discussões dos casos entre a psicologia e a odontologia”.
 Atendimentos: Quarta-feira
Horário: 18:00h