CESMAC inaugura casa das rendeiras da singeleza em Paripueira

O projeto é vencedor do Prêmio Santander Universidade Solidária.

10/08/2018 às 11h47

Na tarde de ontem, 09, foi realizada a inauguração da Casa de Paripueira. O espaço será utilizado pelas rendeiras da singeleza do município e promete alavancar a produção e o desenvolvimento das rendas. A Renda Singeleza é reconhecida como bem cultural de natureza imaterial pela Secretaria da Cultura do Estado de Alagoas e, pela delicadeza da linha e dos pontos, a singeleza faz jus ao nome. O projeto é fruto de um estudo desenvolvido pelo curso de arquitetura e urbanismo do CESMAC e é vencedor do Prêmio Santander Universidade Solidária edição 2015.
O evento contou com a presença de todas as rendeiras ligadas a Associação das rendeiras da Singeleza de Paripueira, que expuseram e comercializaram os produtos já confeccionados durante todo o evento. Além disso, sob a tutela de técnicos do Sebrae, da Agência Desenvolve e dos professores do curso de arquitetura e urbanismo do CESMAC, as rendeiras puderam conversar sobre as futuras oportunidades e aprender técnicas de empreendedorismo que serão usadas em suas atividades. “É uma alegria para nós rendeiras ganhar um espaço como esse, agora vamos ter a oportunidade de comercializar nossos produtos com mais condições, com mais dedicação e com mais qualidade” afirmou a presidente da associação, Jeane Valentim. A rendeira Magda Ferreira, que é secretária do local, falou sobre a emoção de agora ter um lugar mais apropriado para a produção de suas rendas: “esperamos agora que possamos alcançar os nossos méritos, criar nossa independência financeira e ultrapassar o estágio de dona de casa”.
“É importante para a nossa instituição cumprir esse tipo de papel, ajudar pessoas como essas rendeiras e em projetos como esse, é muito gratificante para o CESMAC” afirmou o reitor João Rodrigues Sampaio Filho. O prof. Dr. Douglas Apratto ressaltou a importância de toda dedicação que é preciso ter daqui para frente na condução do local “as rendeiras terão a responsabilidade de zelar por este espaço e também de produzir uma renda cada vez melhor e de mais qualidade para o público de Alagoas e de todo o Brasil. ”
Também estiveram presentes ao evento, a Promotora de Fundações do Ministério Público, Dra. Failde Mendonça, o conselheiro da Fejal, Estácio Valente, o pró-reitor administrativo, Iêdo Ivo Mendonça,  a coordenadora geral de Extensão, profa. Dra. Sandra Zímpel, o Superintende do Sebrae Alagoas, Marcos Vieira, o presidente da Agência de Fomento Desenvolve e Coordenador do NAFRI, prof. Jorge Vieira, além de coordenadores de cursos do CESMAC e colaboradores das instituições envolvidas.