CESMAC investe na cultura popular com criação de Pastoril

Estudantes e funcionários podem fazer inscrição até 24 de maio; aulas começam em junho

02/05/2018 às 14h29

Reafirmando o compromisso com a cultura alagoana, o Centro Universitário Cesmac está com inscrições abertas até o próximo dia 24 deste mês para a formação do Pastoril Estrela de Belém. Podem participar da seleção estudantes e funcionários entre 18 e 35 anos com disponibilidade para ensaios, apresentações e viagens.
Para inscrição basta preencher o formulário on-line disponível no portal acadêmico para estudantes e intranet.cesmac.edu.br para funcionários. O novo grupo de folguedo do Cesmac faz parte das ações culturais da Pró-Reitoria Adjunta de Extensão e Ação Comunitária. Estão sendo ofertadas 18 vagas e o resultado da seleção será dia 30 de maio. As aulas começam no dia 04 de junho.
As atividades do Pastoril Estrela de Belém serão coordenadas pelo professor Brancildes Galdino, que é responsável pelo pastoril do Grupo da Terceira Idade do Projeto Crescer e que existe há mais de 20 anos. Segundo ele, o desafio agora é envolver os mais jovens na formação desse novo grupo de folguedo para a preservação da cultura popular alagoana.
“Além da importante questão cultural, esse novo grupo de pastoril também irá promover a integração entre estudantes e funcionários. Será uma troca de experiência muito rica, pois eles ainda terão a disposição toda a experiência das integrantes do pastoril da terceira idade. É mais um compromisso da instituição com a cultura popular”, ressalta Brancildes.
De acordo com a coordenadora da Proex, Cíntia Santos, a iniciativa de criação do pastoril representa o reconhecimento da importância da difusão cultural como um dos pilares da extensão comunitária. “É também um meio de fortalecer o diálogo entre os saberes popular e o acadêmico. Ao trazer a manifestação cultural, própria de Alagoas, para dentro do Cesmac, a instituição contribui para o compartilhamento da cultura”.