Cesmac na Serra da Barriga

Professores e alunos visitaram o Parque Memorial da Serra da Barriga, em União dos Palmares/AL

21/11/2018 às 13h00

O dia de ontem, 20, foi marcado pelas celebrações referentes ao Dia Nacional da Consciência Negra. Para celebrar a data, o Centro Universitário CESMAC, levou uma comitiva de professores e estudantes para o Parque Memorial da Serra da Barriga, em União dos Palmares/AL. O Dia da Consciência Negra é comemorado em todo território nacional. A data foi escolhida por ter sido o dia da morte do líder negro Zumbi, que lutou contra a escravidão no Nordeste. A celebração relembra a importância de refletir sobre a posição dos negros na sociedade.
A Serra da Barriga recebeu, em 2017, o título de patrimônio cultural do MERCOSUL. A região é de fundamental importância na história brasileira, onde o quilombo é lembrado como o maior espaço de resistência de escravos durante mais de um século no período colonial.
A programação foi organizada pela Coordenação Geral de Extensão e o Núcleo Acadêmico Afro e Indígena (NAFRI). O grupo saiu em caravana do Campus I, na Rua: Cônego Machado, no Farol e seguiu em direção ao Parque Memorial da Serra da Barriga, que fica no município de União dos Palmares/AL.
Teve ainda uma trilha pedagógica e ecológica, com destaque para a observação de espaços, espécies vegetais, relevo e reflexões da história vivida no local. A visita contou ainda com uma série de apresentações e manifestações artísticas como o Grupo de Capoeira Cordão de Ouro, do município de Carneiros/AL, além da programação local do evento, que se estendeu durante o dia.
O grupo também visitou o Lago do Zumbi, onde o Vice-Reitor e também Historiador, Prof. Dr. Douglas Apratto Tenório, falou sobre a história de Zumbi em Alagoas, a data e também a importância da trajetória dos negros no contexto histórico e cultural do país. Os professores doutores Jorge Vieira (coordenador do NAFRI/CESMAC), Sandra Zimpel (coordenadora Geral de Extensão) e Rodrigo Guimarães, também destacaram a importância desse contexto.
A visita fez parte do I Workshop Acadêmico Multidisciplinar Afro e Indígena (WAMAI), organizado pelo NAFRI. O evento segue nos dias 26, 27, 28 e 29, com atividades no Campus IV – Prof. Elias Passos Tenório. Acesse https://www.doity.com.br/workshop-academico-multidisciplinar-afro-e-indigena-wamaie confira a programação completa.