Editora Cesmac estará na 8ª Bienal Internacional do Livro de Alagoas

A Bienal Internacional do Livro de Alagoas, vai muito além de ser apenas uma feira de livros.

20/09/2017 às 11h41

A pró-reitora de Extensão e Ação Comunitária, doutora Vera Romariz informou que o Cesmac participa, de 29 deste mês até 8 de outubro, do maior evento literário de Alagoas no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso. A Editora Cesmac irá expôr 15 títulos que estarão à venda aos interessados.
A Bienal Internacional do Livro de Alagoas é um evento cultural, literário e social realizado pela Universidade Federal de Alagoas e incorporado ao calendário nacional deste segmento.
Coordenada pela Editora da Universidade Federal de Alagoas (Edufal), a Bienal vem se estruturando e se aperfeiçoando há quase 20 anos e é o evento que tem lugar especial nos corações e mentes dos alagoanos. Reúne a cada edição aproximadamente 200 mil visitantes, em 10 dias, atraídos pelo prazer da leitura e por tudo o que gira em seu entorno, congregando autores, editores, livreiros, intelectuais, artistas, professores e alunos das redes pública e privada de ensino fundamental, médio e superior de Alagoas e de outros Estados, bem como a sociedade em geral.
No Brasil, a Ufal é a única universidade que planeja, promove e realiza uma Bienal do Livro, inteiramente gratuita. Este fato nos ajuda a dimensionar o alcance e a responsabilidade de nossa proposição, confiantes na importância de oferecer à sociedade um evento de qualidade, que ultrapasse os “muros” da academia. Fomentada por uma instituição pública e estatal de educação, a realização não tem fins lucrativos, visa unicamente à promoção do acesso à leitura e à cultura, ainda tão insipientes no nosso estado.
A 8ª Bienal Internacional do Livro de Alagoas será realizada de 29 de setembro a 8 de outubro de 2017, no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso, prevendo a ocupação de mais de 5 mil metros quadrados de área, para a realização de diversas atividades, tais como: lançamentos de livros, oficinas, espetáculos, palestras, exposição de estandes variados, contações de histórias, bate-papos com autores, espaços de convivência e praça de alimentação.
Para a realização deste grande evento, realizamos parcerias com o governo do Estado de Alagoas, a Prefeitura Municipal de Maceió e outras entidades, órgãos e instituições que colaboram e apoiam esta bem-vinda ousadia da Ufal.
A Bienal Internacional do Livro de Alagoas, ao longo de suas edições, vai muito além de ser uma apenas uma feira de livros, promovendo um debate acerca de diversos temas de interesse da sociedade civil. Este ano não será diferente: com foco especial na cultura e na identidade regional, o evento terá como tema o Bicentenário da Emancipação Política de Alagoas (1817-2017), que servirá como mote para refletirmos sobre nossa formação histórica e sobre a construção de uma consciência e de uma subjetividade permeadas pela lente da alagoanidade. Sem pretender uma imagem parada, coisificada desta forma de sentir e de estar no mundo, a alagoanidade deve ser entendida tanto a partir das nossas particularidades, quanto pela construção de um modo de ser e de sentir da história mundializada e da cultura global em que vivemos.
Por tudo isso, pelo prazer inigualável possibilitado pela leitura, pela capacidade de encantamento com este objeto raro que é o livro, e pelo cultivo do hábito de ler que desvele que esse universo pode ser libertador; e que sua descoberta pode nos tornar mais humanos, e a vida pode ser mais fantástica, mais bela, incrível e mais justa do que a que tem sido, convidamos toda a sociedade a embarcar nesta estimulante aventura da Bienal, que estamos preparando com zelo e carinho para todos.