Focinhos Terapeutas promove ação com crianças do CMEI Rodrigues Alves

Crianças ficam encantadas com os cães voluntários.

20/09/2017 às 13h20

A coordenadora pedagógica Ana Cristina Rodrigues Mendonça, do CMEI Rodrigues Alves, explicou que está fazendo um trabalho desde 2006 com animais. No princípio, a equipe trabalhou com bichinhos de jardim, um projeto em que as crianças se identificaram muito, participaram bastante e as experiências foram inúmeras. Por esse motivo, a coordenadora resolveu retornar com o trabalho, que agora se chama Arca de Noé. "Nós estamos trazendo diversos bichos para dentro da escola, hamster, gato, cachorro, cavalo, abelha, formiga. Todos os tipos de animais que a gente pode levar para dentro do CMEI ( Centro Municipal de Educação Infantil), a gente leva".
Veio então, a descoberta de que o Cesmac trabalha com cães, e que esses cães ajudam crianças com necessidades especiais. A partir daí, começou uma nova parceria do Projeto de Extensão Focinhos Terapeutas. Cerca de 60 crianças estiveram ontem, 19/09, na quadra de esportes do campus IV do Cesmac, realizando diversas atividades recreativas. Nas chamadas IAAs (Intervenções Assistidas por Animais), os cães do projeto fizeram com que a tarde fosse interativa e lúdica.
As crianças ficaram encantadas com cada um dos cães que participaram da ação. Muito carinho, com a vivência real, tocando, abraçando e brincando com os animais. A aprendizagem, desta forma, se torna mais fácil e o repertório de conhecimento das crianças mais rico.
A coordenadora do Focinhos Terapeutas, professora Maja Kragujac, recebeu com muito empenho, junto aos voluntários e alunos do curso de Educação Física, os novos participantes da parceria, que tiveram uma tarde cheia de emoções.