Galeria expõe fotos com tema “Alagoanidades: percorrendo paisagens”

Comemorações do bicentenário da emancipação política do Estado de Alagoas

18/05/2017 às 12h53

Ontem, 17/05, na Galeria Cesmac de Arte Fernando Lopes, foi inaugurada a exposição fotográfica “Alagoanidades: percorrendo paisagens” que exalta as comemorações do bicentenário da emancipação política do Estado de Alagoas. Ao todo, cinco fotógrafos expuseram suas fotos, alguns profissionais , outros que usam a fotografia como forma de expressão e fuga do stress. Nessa categoria está Kiko Aguiar que enfatizou o fato de que hoje em dia, com o advento da digitalização, quase não se imprime mais as fotos. Porém, jamais uma foto digital terá o mesmo impacto de uma impressa. A técnica de impressão usada por ele é a chamada fine art,  que vem sendo usada atualmente por milhares de artistas, decoradores e fotógrafos em todo o mundo. Ela tem em sua essência a longevidade, conservação e preservação dos impressos como fotografias ou obras de artes. Seguindo exigências museológicas que são superiores a 150 anos, (conservados em condições adequadas).
Segundo a curadora da exposição, Caroline Gusmão, “ a mostra estabelece como poética um diálogo entre as paisagens de Alagoas, percorrendo seus litorais, interiores e limites geográficos. Através de miradas múltiplas, os fotógrafos participantes nos propõem percorrer o Estado por paisagens por vezes pouco conhecidas, ampliando com isso  a própria noção de identidade visual da ambivalência alagoana, já reconhecida por suas belezas naturais. As fotografias expostas, além de nos tocarem profundamente pelo seu caráter estético vão além da mera visualidade: explicitam de maneira profunda o inequívoco jogo  entre homem-natureza”.
A Pró-Reitora Vera Romariz, sempre prezando pelos artistas locais, mais uma vez conseguiu reunir em uma exposição nomes de expressão como Ana Clark, João Facchinete, Murilo Rêgo Neto, Thiago Sobral e Kiko Aguiar.
A mostra está aberta ao público e segue até o dia 07 de julho, no horário de 13h às 17h, de segunda a quinta, e na sexta-feira de 13h às 16h.