I Workshop Acadêmico Multidisciplinar Afro e Indígena (WAMAI)

Com viagem à Serra da Barriga, hoje, 20, e intensa programação de 26 a 29, no Campus IV.

20/11/2018 às 13h36

O Núcleo Acadêmico Afro e Indígena do Centro Universitário Cesmac (NAFRI), realiza uma série de ações com programação iniciando hoje, 20, e seguindo nos dias 26, 27, 28 e 29 deste mês, marcando a semana da Consciência Negra no CESMAC. As atividades também integram as comemorações de um ano de criação do Núcleo.
Tudo acontece na chamada Semana Acadêmica Multidisciplinar Afro e Indígena, realizada junto à Coordenação Geral de Extensão. O objetivo principal é promover o desenvolvimento da temática étnico racial no meio acadêmico, seguindo como embasamento de implementação da Resolução CNE/CP n.º 01/2004, com a atualização da Lei n° 11.645/2008, utilizando-se, para efeitos das atividades acadêmicas, dos conceitos de raça e etnia definidos no Parecer CNE/CP 003/2004.
Hoje, 20, a programação já está acontecendo no Parque Memorial da Serra da Barriga – União dos Palmares/AL. O grupo de professores, estudantes com a presença dos reitores, também participam de trilha pedagógica e ecológica, com observação de espaços, espécies vegetais, relevo e reflexões da história vivida no local.
Para participar do workshop o estudante deve fazer a inscrição até a próxima sexta-feira, 23, acessando o link https://www.doity.com.br/workshop-academico-multidisciplinar-afro-e-indigena-wamai e ainda levar 2 kg de alimento não perecível para fins de doação.
Confira a Programação Geral do Evento:
DIA 20
“CESMAC NA SERRA DA BARRIGA”
DIA 26
Manhã e tarde 9h às 13h e 13h30 às 16h30- Campus IV – Prof. Elias Passos Tenório (Antigo Colégio Guido)
O cenário acadêmico frente ao debate étnico racial (Prof. Dr. Douglas Apratto).
Prêmio ''Dandara'’ e ''Maninha Xucuru''.
Apresentações artísticas culturais Afro e Indígenas.
Degustação da Culinária Afro e Indígena, exposição e venda de artesanato.
Mesa Redonda: Cultura Afro e Indígena (Presidente da mesa: Me. Vitos Fabiano)
Povos Indígenas: Ressignificação étnica. (Prof. Dr. Jorge Vieira).
Comunidades quilombolas em Alagoas (Prof. Me. Zezito).
Dia 27
Mesa redonda: Formação e capacitação de acesso ao crédito em agências de fomento (Presidente da mesa: Prof. Abraão e convidados).
Impactos sócio ambientais nos grupos étnicos de Alagoas (Presidente da mesa: Profa. Alice Coordenadora de Medicina Veterinária).
Práticas de desenvolvimento agropecuário e ambiental sustentável e sua aplicabilidade nas comunidades afros e indígenas de Alagoas (Profa. Dra. Muriel Pimentel e Prof. Me. Eduardo Melo; Prof. Me. Marcos Vieira).
Duplicação da BR 101 e os impactos sócio ambientais nos povos indígenas Kariri-Xokó, Karapotó e Wassu-Cocal.
Pacha Mama: impactos dos grandes empreendimentos sobre os interesses das comunidades tradicionais (Prof. Me. Marcelo Jobim).

DIA 28
Mesa redonda 8h às 10h: Saúde Afro e Indígena (Presidente da mesa: Profa. Ma. Fernanda Curso de Odontologia).
Indicadores de saúde da população negra em Alagoas – Profa. Esp. Fernanda Ferreira.
Plantas medicinais e conhecimento científico nos grupos étnicos de Alagoas. Profa. Ma. Valéria).
Prevenção e promoção da saúde nas comunidades Afro e Indígenas de Alagoas. (Profa. Dra. Lorena, Profa. Dra. Cristiane).
Inclusão étnica em Alagoas (Presidente da mesa: Profa. Nádia Rodrigues).
A importância da inclusão digital no processo de globalização em comunidades afros e indígenas. (Prof. Me. Jarbas Andrade Cabral Filho).
Práticas de inclusão esportiva – Prof. Me. Vitor Fabiano.
Inclusão Psicopedagógica – Profa. Sônia Helena.
Dia 29
Tarde 14h às 17h - Campus IV – Prof. Elias Passos Tenório (Antigo Colégio Guido)
Apresentação dos Banners.
Noite 19h às 22h
Mesa Redonda: 30 anos da Constituição Federal: conquistas e desafios para os povos Indígenas e Afro (Presidente da mesa: Prof. Dr. Jorge Vieira).
30 Anos da Constituição Federal e os direitos dos Quilombolas (Prof. Me. José Bezerra).
Uma abordagem antropológica e jurídica sobre os 30 anos da Constituição Federal e os povos indígenas e quilombolas (Prof. Dr. Fernando Amorim).