Lançamento de livros é atração em Estande do CESMAC na SBPC 2018

Obras literárias são frutos de teses de doutorado

27/07/2018 às 15h27

Na tarde de ontem (26), duas obras literárias foram lançadas no estande do Centro Universitário CESMAC na Reunião Anual da SBPC, integrando a série de atividades da programação da IES no evento.
O livro Terapêutica Popular: A “cura” pelas bezendeiras enquanto modo de cuidado é fruto de uma tese de doutorado da Profa. Dra. Maria Jeane dos Santos Alves. A pesquisa de campo teve duração de três anos, sendo dividida em quatro artigos. O estudo aprofundado sobre as pessoas que procuram as bezendeiras como forma de cura, seja esses indivíduos do interior do estado de Alagoas ou dos bairros nobres da capital Maceió, é uma das partes da obra literária.
Outro ponto a ser destacado, é a abordagem que a autora faz com as praticantes da bezenção, ou seja, as próprias bezendeiras. “As bezendeiras não encaram a prática como trabalho, mas sim como missão. O resultado da pesquisa foi bem satisfatório. O artigo três do livro, traz em detalhes o saber e o fazer das bezendeiras. Quem quiser um conhecimento mais aperfeiçoado sobre o assunto, precisa dar uma atenção especial a esta terceira parte” afirmou a autora do livro.
Já a obra sobre Práticas Simbólicas – Uma Análise Discursiva de Mitos, Ritos e Prédicas da Religiosidade Popular, de autoria do Prof. Dr. Manoel Henrique, mais conhecido como Padre Manoel Henrique, é uma obra literária que destrincha as expressões religiosas nas variadas matrizes étnicas, culturais e religiosas.
Um passeio sobre todo o imaginário religioso da população nordestina.  O livro é sem dúvida, um retrato da pluralidade religiosa do Brasil e mostra que dentro dele cabem todas as crenças e fé possíveis. O momento foi prestigiado pelo Vice-reitor e pró-reitor acadêmico, Prof. Dr. Douglas Apratto, pela coordenadora geral de extensão do CESMAC, Sandra Zímpel, além de amigos e familiares dos dois autores.