Lançamento do Observatório de Pesquisa Institucional do CESMAC na SBPC

Espaço recebe nome do saudoso Prof. Dr. José Marques de Melo

26/07/2018 às 15h26

Uma marcante solenidade selou o lançamento oficial do Observatório de Pesquisa Institucional Prof. Dr. José Marques de Melo. A programação aconteceu na manhã de hoje, 26, no estande do Centro Universitário CESMAC na 70ª Reunião da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), que acontece na UFAL até o próximo sábado, 28.
O espaço do Observatório de Pesquisa Institucional do CESMAC é virtual e pode ser acessado no endereço cesmac.edu.br/observatorio. “A iniciativa configura-se como uma ferramenta tecnológica propagadora da livre investigação científica, voltada para as questões de produção, interpretação e impacto do conhecimento científico e tecnológico desenvolvido no âmbito da pesquisa institucional”, explicou o Prof. Dr. Giulliano Anderlini, que coordena a pesquisa e pós-graduação na IES.
De acordo com o prof. Dr. Fernando Wagner, que coordena a pesquisa institucional, “o trabalho também está direcionado ao fortalecimento dos grupos e linhas de pesquisas institucionalizados, formação e participação em redes de pesquisas nacionais e internacionais, buscando integração com instituições de educação nos diversos níveis, agências de fomento e centros de pesquisa na prática multicêntrica e interdisciplinar”.
O Prof. Dr. José Marques de Melo, nascido em Palmeiras dos Índios (AL), era jornalista e docente de referência em estudos na área da comunicação em todo o país. Em 1973, conquistou o título de primeiro doutor em comunicação a ser titulado por uma universidade brasileira. Em 1977, idealizou e foi um dos fundadores da Intercom, onde atuava como presidente de honra e membro do conselho curador. Atualmente, era titular da cátedra UNESCO de comunicação para o desenvolvimento regional na Universidade Metodista de São Paulo. A esposa do saudoso professor, D. Maria Sílvia Brisano Marques de Melo, que prestigiou o lançamento e recebeu troféu com orquídea, simbolizando o carinho e o respeito da Instituição, agradeceu pela bela homenagem.
Segundo o vice-reitor do CESMAC, Prof. Doutor Douglas Apratto, “A homenagem está sendo feita porque o Prof. Dr. José Marques de Melo é merecedor de todas as honrarias. O estudioso deixou um legado importante para o campo da pesquisa na área da comunicação e sempre fazia questão de participar dos eventos. De fato, estamos muito felizes em fortalecer o caminho da pesquisa com um nome tão importante, quanto o do saudoso pesquisador”, declarou.
O momento contou ainda com a música apresentada especialmente pelo maestro Luiz Martins, regente do Coral CESMAC, e o Prof. Dr. Rodrigo Guimarães, em voz e teclado. Teve ainda o projeto extensionista da Ginástica Rítmica, ligado ao curso de Educação Física e colocado em prática no programa Universidade na Educação Básica.
Os Focinhos Terapeutas, também vinculado à graduação de Educação Física, chamou a atenção com os cães integrantes do projeto, que realizam terapia assistida por animais. Concluindo a manhã, o estande do CESMAC recebeu o Povo Indígena Xucuru Kariri, da Aldeia Mata da Cafurna, em Palmeira dos Índios, numa parceria com o Núcleo Acadêmico Afro e Indígena (NAFRI). Todas as apresentações e projetos integram o Núcleo de Extensão da IES.