Padre Manoel Henrique lança livro pela Editora Cesmac

Obra literária destrincha as expressões religiosas nas suas variadas matrizes étnicas, culturais e religiosas

14/06/2018 às 15h48

O livro “Práticas Simbólicas – Uma Análise Discursiva de Mitos, Ritos e Prédicas da Religiosidade Popular”, do Prof. Dr. Manoel Henrique foi lançado ontem, (13), no auditório e cinemateca do campus IV do Cesmac. Com as presenças do Reitor Dr. João Rodrigues Sampaio Filho, vice-reitor Prof. Dr. Douglas Apratto Tenório, coordenadora de extensão Profa. Dra. Sandra Zimpel, professor e historiador Álvaro Queiroz e coordenadora de Inovação, Profa. Dra.  Maria do Desterro compondo a mesa de honra, foi iniciado o lançamento.
O lançamento contou com momento especial , onde o professor e historiador Álvaro Queiroz apresentou um resumo da trajetória de vida do padre Manoel Henrique. Outra participação também marcante, foi do Maestro do Coral do Cesmac Luiz Martins.
O vice-reitor, Douglas Apratto Tenório, citou as várias personalidades que estavam no auditório prestigiando o evento. Disse que a Editora Cesmac já se consolidou como uma das mais importantes editoras universitárias do país (membro da ABEU Associação Brasileira das Editoras Universitárias).
"Padre Manoel Henrique é um sacerdote muito querido da sociedade alagoana, merece toda a nossa estima, de toda comunidade religiosa de Alagoas. O livro traz um enfoque que coaduna com os objetivos de uma universidade, que é uma visão mais ampla e ecumênica do fenômeno religioso, porque não há incompatibilidade entre  ciência e a fé. Isso ficou no passado. Nós vemos cada vez mais como algo muito importante para a vida do homem e, por consequência, para as instituições universitárias, este caminhar junto entre a fé e a ciência. Padre Manoel Henrique tem essa visão cristã, esse respeito ao outro, à diversidade, humanista por excelência. Esse livro tem conteúdo importantíssimo”, concluiu o vice-reitor.
 Padre Manoel Henrique na sua fala ensinou: “ Eu me lembro que no caminho do doutorado, na Universidade de Grenoble, dr. João Sampaio me dizia: olha Manoel, quando você chegar ao final do seu curso, não se esqueça de abrir  a porteira, de descer e abrir a porteira, porque tem muita gente que sobe nos degraus da vida e não desce mais. É descendo que a gente sobe, não há essa história de ficar lá em cima. Quem fica lá em cima, corre o risco de cair”. Quero agradecer a todos que estão aqui, tanta gente querida que não posso arriscar citar cada um, disse o pároco.
A obra literária destrincha   as expressões religiosas nas suas variadas matrizes étnicas, culturais e religiosas. Um passeio sobre todo o imaginário religioso da população nordestina. O livro “Práticas Simbólicas – Uma análise discursiva de Mitos, Ritos e Prédicas da religiosidade popular” é sem dúvida, um retrato da pluralidade religiosa do Brasil e mostra que dentro dele cabem todas as crenças e fé possíveis.
Fotos: Yris Stefanie (Estudante do Curso de Jornalismo do Cesmac)