Palestra sobre Alagoanidades

O evento faz parte das comemorações dos 200 anos da emancipação de Alagoas

22/05/2017 às 12h01

A Faculdade Cesmac do Sertão recebe amanhã, 23/05, a Drª. Luitgarde Oliveira Cavalcanti Barros para proferir a palestra: Alagoanidades, as contribuições de Alagoanos para a cultura do Estado de Alagoas.
O auditório da Faculdade estará aberto à toda comunidade acadêmica para receber a palestrante que é Antropóloga com Doutorado e Mestrado em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1997 e 1980); Pós-doutorado em Ciência da Literatura pela UFRJ (2008); Pós-doutorado em Antropologia pela UNICAMP (1999); Bacharelado e Licenciatura em Ciências Sociais - Universidade Federal do Rio de Janeiro (1968); graduação em Fisioterapia - Escola de Reabilitação do Rio de Janeiro (1966).
Atualmente é Líder do Grupo de Pesquisa "Pensamento Social: Memória, Espaço Urbano e Cultura" CNPQ/UERJ.Tem experiência na área de Antropologia, com ênfase nos temas: pensamento social brasileiro; catolicismo popular; antropologia da violência; antropologia da literatura; memória e história oral; movimentos sociais - antropologia política. Autora dos livros: "Pelos Sertões do Nordeste"; Juazeiro do Padre Cícero A Terra da Mãe de Deus; Arthur Ramos e as Dinâmicas Sociais de Seu Tempo; A Derradeira Gesta: Lampião e Nazarenos Guerreando no Sertão e Nelson Werneck Sodré: um perfil intelectual.
Organizadora e co-organizadora de livros sobre Octávio Brandão, Nise da Silveira, Guerra-Peixe, memória e história oral dos bairros portuários do Rio de Janeiro; Arthur Ramos; Padre Cícero e Nelson Werneck Sodré. Escreveu mais de uma centena de capítulos de livros e artigos em periódicos e jornais, no Brasil e no exterior.
O evento é promovido pela Pró-Reitoria Adjunta de Extensão e Ação Comunitária e faz parte das comemorações dos 200 anos da emancipação de Alagoas.