Pesquisa garante sede de Associação para Rendeiras de Paripueira

Inauguração acontece amanhã, 09, às 15h, no município

08/08/2018 às 09h51

O resultado de uma pesquisa está gerando bons frutos para as rendeiras de Paripueira, que irão receber uma sede para o funcionamento da Associação das Rendeiras de Singeleza em Paripueira. A inauguração, da também chamada “Casa de Paripueira”, acontece amanhã, 09, às 15h, no município.
A iniciativa é fruto do estudo intitulado: “Projeto para o Desenvolvimento das Mulheres Rendeiras da Singeleza no Município de Paripueira- Alagoas", desenvolvido no curso de Arquitetura e Urbanismo do CESMAC e vencedor do Prêmio Santander Universidade Solidária, gerando recursos para a melhoria da comunidade.
O trabalho tem o envolvimento de professores e estudantes da graduação, além da representante da comunidade, Jeane Valentim, que vai presidir a Associação e faz questão de afirmar: “Todo o projeto nos trouxe benefícios e agora teremos nossa sede para que possamos manter viva essa tradição cultural, que estava quase em extinção. Aprendi a renda com a minha avó e quero continuar com esse trabalho, que garante valorização e dignidade para as mulheres rendeiras”, relatou.
O projeto tem o objetivo de produzir, desenvolver e difundir as rendas, já produzidas com ênfase na confecção da Singeleza, representante significativa da tradição alagoana e já reconhecida como patrimônio pela Secretaria de Cultura do Estado de Alagoas (Secult), através do registro como bem cultural de natureza imaterial.
É a segunda vez que o curso de Arquitetura e Urbanismo do Cesmac ganha esse prêmio. O primeiro, foi com o “Projeto de Beneficiamento da Fibra da Bananeira em Chã da Jaqueira, mais conhecido como Projeto Fibra Chã”, que também garantiu a construção de uma sede para a Associação das Artesãs do local. Os estudos são extensionistas e desenvolvidos em conjunto com a Coordenação de  Extensão do CESMAC.
SERVIÇO:
Inauguração da “Casa de Paripueira” - Associação das Rendeiras de Singeleza em Paripueira
Quando: 09 de agosto
Hora: 15h
Local: Rua do Retiro, S/N, Paripueira/AL (Na principal, depois do Comercial Andrade, 2ª à esquerda).
Informações: Profa. Sandra Zimpel – Coordenadora da Extensão (9 9331- 4499) | Jeane Valentim (9 8882-0681)