Quilombada – Portal de autores alagoanos lança site

Quilombada – Portal de Autores Alagoanos tem como proposta divulgar editoras e autores locais

28/07/2017 às 08h42

Terra de Nise da Silveira, Graciliano Ramos, Anilda Leão, Jorge de Lima e outros nomes consagrados na literatura nacional, Alagoas é solo fértil quando o assunto é produção editorial. Já há alguns anos, seja por iniciativa de autoras e autores independentes, por meio de editais e concursos literários ou da realização da Bienal do Livro, promovida pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e parceiros, o número de títulos publicados no Estado tem aumentado consideravelmente.
Diante deste cenário, tendo como objetivo principal reunir em um só lugar informações sobre editoras, escritoras e escritores alagoanos em um portal on-line, onde o público poderá ter acesso a obras literárias produzidas no Estado, incluindo títulos de autores e autoras independentes, nasce a Quilombada – Portal de Autores Alagoanos, que, além da venda de livros, tem como propostas divulgar editoras, autoras e autores locais; promover eventos relacionados ao universo da literatura, como feiras de livros, festas literárias, lançamentos e publicações de novos títulos e prestar assessoria em publicação e venda de livros. O Centro Universitário Cesmac está desenvolvendo uma parceria cultural para circulação e divulgação de títulos da Editora Cesmac.
Sebastião Medeiros, idealizador da Quilombada,com cerca de 20 anos de experiência no mercado de livros em Maceió, destaca que o projeto busca facilitar o acesso do público a informações relacionadas à produção literária alagoana e dar visibilidade a quem realiza publicações de forma independente.
No dia 1º de agosto, acontece o coquetel de lançamento do site http://www.quilombada.com.br , com apresentação cultural do cantor Igbonan Rocha, e a abertura da feira de livros, que segue até o dia 5, das 10h às 22h, no espaço ao lado da Casa Vieira do  Shopping Pátio Maceió. Autoras e autores alagoanos estarão presentes no local, autografando suas obras durante a semana. Dentre eles o Vice-Reitor do Cesmac, Dr. Douglas Apratto Tenório que estará com 4 títulos em exposição. Deles, 3 foram feitos em parceria com Dr.ª Claudia Cristina Silva Medeiros e Romikson Christiano da Silva Freitas. Os títulos são: " Flora Alagoana", " Fauna Alagoana" e "Patrimônio Alagoano".
Outros 10 autores estarão expondo livros com a chancela da Editora Cesmac: Humberto Bastos, Pe. Júlio de Albuquerque, Philippe Walter, Dr. Afrânio Roberto Pereira de Queiroz, Dr.ª Faílde Soares Ferreira de Mendonça, João Rodrigues Sampaio Neto, Lean Antônio ferreira de Araújo, Marcos Adilson Correia de Souza, Dr.ª Sônia Helena Costa Galvão de Lima e Pablo de Luca com o catálogo "Fina Intervenção".