WAMAI recebe Povos Indígenas e representações Afro descendentes

I Workshop Acadêmico Multidisciplinar Afro e Indígena – NAFRI/CESMAC

26/11/2018 às 14h56

O auditório do Campus IV recebeu a abertura oficial do I Workshop Multidisciplinar Afro e Indígena (WAMAI), realizado pelo Núcleo Acadêmico Afro e Indígena (NAFRI/CESMAC). O evento conta com uma programação intensa e segue até o dia 29, envolvendo debates, apresentações de banner’s e mesas redondas.
A mesa de abertura contou com a presença do Vice-Reitor Prof. Dr. Douglas Tenório, que falou sobre “O Cenário Acadêmico frente ao Debate Étnico Racial”. Além disso também compuseram a mesa o coordenador do NAFRI Prof. Dr. Jorge Vieira, a coordenadora do curso de Farmácia Profa. Dra. Ana Flávia Oliveira Santos, o Prof. Dr. Rodrigo Guimarães – que representou a coordenadora geral de Extensão profa. Dra. Sandra Zimpel e ainda o representante do Povo Kalankó, do município de Água Branca, Cacique Paulo Kalankó e do Grupo Quilombola de Santa Luzia do Norte, Marineide Silveste da Silva, mais conhecida como Tota.
A programação de abertura também contou com momento especial de premiações e homenagens. Tota recebeu o Prêmio Dandara, mulher símbolo de abstinência, força e resistência, que lutou nas mais importantes batalhas travadas no Quilombo dos Palmares. Já o Prêmio Maninha Xukuru-Kariri foi entregue ao Pajé Elias Bernardo e ao Cacique Genésio Miranda, líderes indígenas do Povo Geripankó.
O Vice-Reitor Prof. Dr. Douglas Tenório também foi homenageado pela confiança e apoio destinados ao trabalho do NAFRI. O reconhecimento também veio pelo fato de também incentivar a luta pelas causas afro e indígena. O NAFRI também homenageou os cursos de Farmácia, Medicina Veterinária, Educação Física e Direito.
A manhã foi concluída com as seguintes apresentações culturais: Equipe SOAI – do curso de Farmácia, Dança do Toré com o Povo Kalankó, de Água Branca e ainda o Grupo Afoxé Ofá Omim, com a apresentação do presidente Pai Gedilson de Logum, da coreógrafa e coordenadora do grupo Mãe Jeane Yara e ainda a pequena Dandara, filha de Jeane e Gedilson. A apresentação aconteceu por meio da Equipe Gabriel Bonifácio, da Faculdade de Tecnologia de Alagoas (FAT). Ao final foi servido uma degustação de comidas afro e indígena.
Confira a programação completa no link https://www.doity.com.br/workshop-academico-multidisciplinar-afro-e-indigena-wamai