Abertura da Formação Continuada 2018.2 reúne corpo docente do CESMAC

Desenvolvimento de modelos pedagógicos criativos e inovadores é o grande objetivo do evento

18/07/2018 às 12h08

Uma noite de aprendizado, de foco, de troca de experiências, mas de também de muita descontração na solenidade de abertura da XII Formação Continuada CESMAC 2018.2, ocorrida ontem (16), no Hotel Jatiúca, em Maceió/AL.
A Formação Continuada docente, para professores, tutores e técnicos administrativos do CESMAC tem por objetivo promover o desenvolvimento de competências e a interlocução de trocas e de compartilhamento de conhecimentos significativos para a qualidade da prática docente no processo de ensino e aprendizagem, tanto dos cursos presenciais quanto dos cursos na modalidade à distância, na busca permanente para desenvolver modelos pedagógicos criativos e inovadores, pautados em metodologias ativas, com inovação social, metodológica e tecnológica contribuindo para a formação acadêmica do perfil profissional que atenda às necessidades do Século XXI.
O evento iniciou com a apresentação do Coral do CESMAC sob regência do Maestro Luiz Martins, logo na sequência houve um momento de envolvimento, de preparação e de muita descontração com o coordenador do curso de Educação Física, Prof. Vitor Fabiano. Em seguida, tivemos os pronunciamentos do Vice-reitor e Pró-reitor acadêmico do CESMAC, Prof. Dr. Douglas Apratto Tenório e do Pró-reitor de Gestão e Planejamento, João Sampaio Neto. Fechando o evento de abertura, contamos com a palestra da docente da Universidade de Brasília – UNB e Consultora da Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES), Profa. Dra. Iara de Xavier. Ela explanou para os presentes sobre o tema “A Inovação no Ensino Superior e a Nova Legislação”.
Uma série de questões serão abordadas durante o evento de Formação Continuada e para o Vice-reitor, Prof. Dr. Douglas Apratto Tenório, a capacitação e qualificação da equipe de docentes é de extrema importância para a atualização nas metodologias de ensino. “Nós temos que estar preparados e atualizados com as mudanças do século XXI, principalmente às mudanças tecnológicas. Como docentes, precisamos acompanhar, nos atualizarmos e adaptarmos às novas diretrizes do Ministério da Educação” afirmou o Vice-reitor.
“As instituições de Ensino precisam buscar a aplicação do conhecimento em novas metodologias atrativas para o novo perfil de aluno e de ingressante ao Ensino Superior. Eventos como este, permitem ao CESMAC acompanhar e se adaptar às mudanças” afirmou o Pró-reitor de Gestão e Planejamento, João Sampaio Neto.
Também estiveram presentes a Pró-reitora geral acadêmica adjunta, Prof. Dra. Claudia Medeiros, o coordenador geral de pesquisa e pós-Graduação, Prof. Dr. Giuliano Anderlini, a coordenadora geral de inovação, a Profa. Dra. Maria do Desterro, a coordenadora geral de graduação, Profa. Ma. Fabiana Suruagy e a coordenadora geral de extensão, Profa. Dra. Sandra Zímpel, além de gestores, coordenadores dos cursos de graduação e pós-graduação da instituição e toda equipe de facilitadores da formação continuada CESMAC 2018.2.