Acadêmicos do curso de Medicina encerram ciclo acadêmico em grande estilo

São 49 novos internos que passarão a viver a prática médica diariamente

06/12/2018 às 19h05

Estudantes do 8º período do curso de medicina do Centro Universitário CESMAC participaram na tarde de hoje, 6, de um evento que encerra o ciclo intenso de aulas teóricas e práticas, pois os acadêmicos passarão a ser, a partir de janeiro de 2019, internos do curso e atuar de forma prática nas mais diversas áreas da medicina. São 49 novos internos que serão avaliados e acompanhados de perto pelo corpo docente da instituição.
Segundo o coordenador do curso de medicina, Prof. André Falcão é uma fase importante que começa para esses acadêmicos, pois a partir de janeiro eles entrarão de fato no mundo profissional verdadeiro. “Eles serão imersos na parte prática do curso de forma integral, fazendo atendimentos sob supervisão e atuando em diversas áreas da medicina. Ao final dos 2 anos, cumprindo todas as exigências, eles estarão aptos a atuar como residentes médicos” destacou o docente.
Para a estudante Juliana Felizardo, é um momento de encerramento do ciclo acadêmico e uma preparação para o internato. “Foram 4 anos de atividades intensas, de muita dedicação e de muito esforço. Agora como internos, nós teremos a oportunidade de crescer ainda mais e vivenciar a prática médica atuando em várias áreas. Agradecemos a instituição pelo apoio de sempre e por nos agraciar com um momento como esse” afirmou a estudante que compõe uma comissão que foi formada para a organização do evento. A equipe é formada por Juliana e também pelas acadêmicas Lívia Brandão, Fernanda Amorim, Laryssa Feitosa e Camila Suica.
O Internato
Configura-se como um estágio obrigatório em serviços de saúde, realizado nos últimos dois anos de graduação. Essa etapa tem como objetivo aprimorar as habilidades médicas e conhecimentos adquiridos nos quatro primeiros anos da faculdade de Medicina. É nessa fase que o estudante tem contato direto com o dia a dia da profissão.
O processo acontece com orientação do preceptor e o graduando pode atuar de forma mais ativa, ajudando na resolução de casos reais. Essa etapa da formação do médico é eminentemente prática. Durante o internato médico, o estudante deve participar de equipes multiprofissionais de saúde e desenvolver atitudes éticas ligadas à profissão.
O aluno realiza as atividades diárias do médico: faz visita aos pacientes, consultas, plantões em emergências e centros obstétricos, técnicas simples de cirurgia (suturas), entre outros, sempre acompanhado e supervisionado por médicos preceptores.