Aluno do CESMAC é destaque no FISU America Games 2018

Atleta, que faz o curso de Direito, recebe incentivo da Instituição

08/08/2018 às 14h54

O acadêmico do curso de Direito do CESMAC, José Marcos Chaves, continua sendo destaque no esporte Paralímpico Universitário. No último mês, o graduando participou da competição conhecida como FISU AMERICA Games 2018. A competição é de nível internacional e aconteceu em São Paulo.
Como resultado da participação, o estudante trouxe medalha de Ouro no Salto em Distância e duas de Prata nos 100 e 200 Metros Rasos. O FISU AMERICA Games, foi o primeiro Pan-Americano voltado exclusivamente para o esporte universitário. Além de representar os países e as instituições de ensino, os atletas tiveram a oportunidade de viver uma experiência única de intercâmbio cultural durante os jogos.
Ao todo, 13 países foram representados pelos alunos- atletas na competição. Além do Brasil, disputaram Estados Unidos, Canadá, Chile, Colômbia, Argentina, Costa Rica, Venezuela, Peru, Paraguai, Honduras, México e Uruguai. Com todas as delegações, entre atletas e comissão técnica, São Paulo recebeu cerca de 1500 pessoas para a disputa.
O atleta já foi destaque ainda nos Jogos Paralímpicos Universitários 2018, ocorrido em maio deste ano, também em São Paulo, conquistando três medalhas no atletismo: Ouro nos 200 Metros Rasos, Prata nos 100 Metros Rasos e Bronze no Salto em Distância.
Os Jogos Paralímpicos Universitários têm por finalidade estimular a participação dos estudantes universitários com deficiência física, visual e intelectual em atividades esportivas de todas as Instituições de Ensino Superior (IES) do território nacional, promovendo ampla mobilização em torno do esporte. A realização do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU) e do Ministério do Esporte. A edição de 2018 teve a representação de mais de 200 instituições, de 24 Estados e do Distrito Federal.
Com apenas 19 anos, José Marcos representa o estado de Alagoas e o Centro Universitário CESMAC em competições nacionais e agora também de nível internacional, recebendo importante apoio e incentivo da Instituição.
A trajetória com o esporte teve início no ensino fundamental, quando tinha 13 anos. Ao sair da escola direto para Universidade, o estudante não deixou a paixão pelo atletismo de lado e com uma rotina de treinos diários, consegue se destacar na categoria T37, que reúne paratletas com paralisia cerebral, que atingem os membros superiores e inferiores. “Represento o Estado de Alagoas e o CESMAC com muito orgulho, garra e dedicação. É uma oportunidade muito gratificante para nós, paratletas, que sonhamos em participar de competições desse nível. Se destacar e voltar com 3 medalhas foi muito bom. Agora, sigo para conquistas internacionais”, afirmou José Marcos.
Para o coordenador do curso de Direito, Prof. Dr. Afrânio Roberto Queiroz, o discente José Marcos é um orgulho para o estado de Alagoas e também para o CESMAC, “Ele concorre com atletas de Instituições de Ensino Superior (IES) de todo o país e ainda assim consegue se destacar em categorias diferentes e isso é um fato a se comemorar. Como estudante do CESMAC e alagoano, José Marcos merece toda a nossa valorização e torcida para que ele venha a conseguir outras vitórias. ”