Alunos do Cesmac fazem apresentação de trabalhos na SBPC

Mutum atrai público

19/07/2017 às 10h10

Na 69ª reunião da SBPC (Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência), ontem, estudantes do Cesmac expuseram seus trabalhos. Do curso de Medicina, Anderson Freire de Araújo apresentou o "Perfil epidemiológico dos pacientes atendidos no projeto glaucoma - em uma unidade de referência em Alagoas".
O curso de Nutrição teve seu aluno Flávio Guilherme Batista Teixeira mostrando o resultado do trabalho " Contagem de bacillus cereus em barras de cereais comercializadas na cidade de Maceió - Al). Em Pedagogia, o discente Jackson Bezerra dos Santos, por meio do PSIC (Programa Semente de Iniciação Científica), mostrou "O impacto do behaviorismo para/e na educação infantil".
Houve muita movimentação no estande do Cesmac, parte em função do Rov, o Robô do Núcleo de Robótica que atraiu bastante o público, parte em função do Mutum. A ave é uma das mais raras do planeta. É genuinamente alagoana, específica do Litoral Sul e esteve ameaçada de extinção. A ave foi escolhida símbolo do Estado e foi levado um  protótipo tecnológico desenvolvido no Cesmac, que capta, por meio de sensor , o que as pessoas estão falando, o que permite que quando as pessoas se aproximem, ele gire a cabeça e  repita o que foi falado. O Professor Mozart Júnior está desenvolvendo no próprio evento, um outro Mutum, esse com a pelagem original preta e vermelha. A ideia é que o Mutum fale sobre ele mesmo.