Aula de Saúde Integrada recebe o curso de Medicina Veterinária

Apresentação do Programa Saúde Integrada Cesmac para os alunos

10/08/2017 às 08h50

Pela primeira vez o curso de Medicina Veterinária participou, ontem, da aula de Saúde Integrada. O encontro é semanal e participam cerca de 50 alunos dos cursos de Odontologia (Professora Maria Izabel Alves), Psicologia ( Professora Renata Guerda), Enfermagem ( Professora Jaqueline Arantes) e a Professora Vilma Cruz de Medicina Veterinária.
O Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) do Cesmac tem mais de mil famílias cadastradas, atendendo a uma demanda de mais de três mil pessoas. Os Nasf’s foram criados pelo Ministério da Saúde em 2008 com o objetivo de apoiar a consolidação da Atenção Básica no Brasil, ampliando as ofertas de saúde na rede de serviços, assim como resolutividade, abrangência e alvo das ações.
Atualmente regulamentados pela Portaria nº 2.488, de 21 de outubro de 2011, configuram-se como equipes multiprofissionais que atuam de forma integrada com as equipes de Saúde da Família e de atenção básica para populações específicas.
As aulas da matéria Saúde Integrada têm o objetivo de interagir na comunidade e  constituem uma estratégia de extrema importância para o processo de descentralização da saúde. A Coordenadora de Medicina Veterinária, Alice Cristina Oliveira Azevedo disse "estamos inseridos na Saúde Integrada, vivenciado a prática interdisciplinar com a perspectiva da vigilância à saúde e o exercício do trabalho em saúde visando atender aos princípios e diretrizes do SUS. É a Medicina Veterinária do CESMAC no Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) . Um diferencial e uma inovação que só a Medicina Veterinária do CESMAC tem. Muito feliz e orgulhosa por essa conquista.Parabéns Professora Vilma Cruz que, brilhantemente encarou esse desafio que está deixando de ser um sonho se tornando realidade. Parabéns aos pioneiros na 1ª Vivência em Saúde Integrada".