Cesmac firma convênio com Prefeitura de Marechal Deodoro

Parceria amplia campo de estágio, pesquisa e extensão

14/06/2018 às 14h00

Um encontro na manhã desta quarta, (14), na sede da reitoria do Centro Universitário CESMAC, marcou assinatura do “Termo de Convênio para Estágio Obrigatório Supervisionado” entre o CESMAC, por meio da mantenedora Fundação Educacional Jayme de Altavila (FEJAL) e a Prefeitura de Marechal Deodoro.
A iniciativa reforça e amplia o campo de estágio, pesquisa e extensão, envolvendo todo os cursos do Cesmac. O convênio está sendo iniciado com a graduação de Medicina em regime de internato, possibilitando aos alunos a vivência em situações reais de vida e do trabalho. A prática é também importante como forma de treinamento e de aperfeiçoamento técnico, cultural, científico e de relacionamento humano.
O documento foi assinado pelas seguintes autoridades: reitor, Dr. João Rodrigues Sampaio Filho; vice-reitor, Prof. Dr. Douglas Apratto Tenório; pró-reitor de Gestão e Planejamento, João Sampaio Neto; e pelo prefeito de Marechal Deodoro, Cláudio Roberto Ayres Costa, mais conhecido como Cacau. O processo foi estabelecido por meio do Núcleo de Gestão Acadêmica, integrado pelas professoras Alessandra Pontes, Fabiana Palmeira e Samara Griz.
Também estiveram presentes no momento a pró-reitora Geral Acadêmica Adjunta, Profa. Dra. Claudia Medeiros; além dos coordenadores de pesquisa e pós-graduação, Prof. Dr. Giulliano Anderlini; geral de graduação, Profa. Fabiana Suruagy; de extensão, Profa. Dra. Sandra Zimpel; de inovação acadêmica, Profa. Dra. Maria do Desterro e do curso de Medicina, Prof. Dr. André Falcão; e dos coordenadores adjuntos, Prof. Dr. Marcos Leal e Profa. Ivonilda Maia. O presidente do Diretório Central dos Estudantes – DCE/CESMAC, Renaldo Júnior, também fez parte da solenidade.
A comitiva da prefeitura de Marechal Deodoro também foi integrada pelos secretários do meio ambiente, Mateus Gonzalez e de turismo, Vítor Pinto; além da coordenadora da educação permanente, Andréa Vasconcelos, que também representou o secretário de saúde, Aerton Limeira. Teve ainda as assessoras do secretário do meio ambiente, Julielle Gusmão; e do prefeito, Elen Toledo e ainda a integrante da Secretaria de Comunicação do município, Izabelle Targino.
O vice-reitor do CESMAC, Prof. Dr. Douglas Apratto Tenório, afirmou que, “o convênio fortalece a qualidade da formação dos futuros médicos e também vai beneficiar a população de Marechal Deodoro na prestação do serviço. Parabenizo a prefeitura, que sempre está de portas abertas para dialogar no caminho do crescimento mútuo”.
O Prefeito Cacau destacou o processo de crescimento pelo qual o município de Marechal Deodoro vem passando, inclusive na proximidade de ações e parceria com a capital do Estado. “É preciso abrir novas frentes para que o município consiga acompanhar esses avanços na mesma velocidade. Nós temos uma população de 52 mil habitantes, sendo necessário fazer cada vez mais investimentos, principalmente em educação, pois acredito que esse seja o caminho para a melhoria. Somos o primeiro município a estabelecer esse convênio amplo com o CESMAC e isso é uma satisfação para todos”.
O CESMAC já participa de um processo integrador com o município por meio dos cursos de Medicina Veterinária e Arquitetura e Urbanismo. A ideia é ampliar o convênio para a Residência Médica da Instituição também integrar esse movimento.