Cesmac participa de reunião na Secretaria de Estado da Agricultura

Encontro reforçou convite e apresentou Projetos em Medicina Veterinária e Farmácia.

16/11/2017 às 11h04

O Secretário de Estado da Agricultura, Pecuária, Pesca e Aquicultura, Antônio Dias Santiago, recebeu, está semana, o Vice-reitor do Cesmac professor doutor Douglas Apratto Tenório em seu gabinete. A pauta foi para reforçar a participação do secretário no I Encontro do Estado de Alagoas de Biotecnologia, realizado pela Instituição, que acontece de 28 de novembro a 01 de dezembro, no auditório de Cesmac, em Marechal Deodoro.
O tema do evento será “Biotécnicas Reprodutivas e Transgenia na Produção de Biofármacos”. O encontro na secretaria também tratou sobre a possibilidade de estabelecer futuros convênios de cooperação técnica entre a Secretaria e o Cesmac por meio do curso de Medicina Veterinária.
Na ocasião, o Vice-Reitor apresentou o trabalho que vem sendo feito com o desenvolvimento de Projetos que integram o Programa de Inovação e Difusão de Biotecnologias na Instituição:
Projeto BANCAP Nordeste (Banco de Germoplasma de Caprinos do Nordeste do Brasil), coordenado pela professora doutora Valesca Barreto Luz. O objetivo é possuir um rebanho geneticamente definido tendo em vista a reprodução futura em larga escala para ações tanto de produção de animais transgênicos como produção de queijo com denominação de origem controlada, e difusão para comunidades afro-indígenas.
Projeto Queijo da Mata Alagoana, coordenado pela professora mestra Alice Cristina Oliveira Azevedo, que também é doutoranda da Rede Nordeste de Biotecnologia (Renorbio), com o projeto focado no desenvolvimento de Bioprodutos com insumos nordestinos. O estudo traz a elaboração de um queijo tipo Serra da Estrela a partir de leite de cabra nativa do Estado de Alagoas, utilizando como coagulante a flor do Mandacaru. O produto será desenvolvido com matéria prima totalmente regional.
Projeto Tô Forte, coordenado pelo professor mestre Marcos Antônio Vieira Filho e que objetiva possuir lotes de capotes (Numida meleagris) para fins científicos de criação, terminação e reprodução controlada visando à comercialização em escala e difusão também para comunidades afro-indígenas.
A Pró-Reitora de Graduação, Pesquisa e Pós-Graduação professora doutora Claudia Medeiros, também participou da reunião e destacou ainda iniciativas como as do curso de Farmácia, que desenvolve pesquisas com plantas medicinais e produção de pomada manipulada de Terramicina e Arnica.
O Secretário Executivo de Gestão Interna da Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária, Pesca e Aquicultura, Rui Medeiros, também participou da reunião. Outros integrantes do Cesmac também fizeram parte da comitiva do encontro, como o coordenador do Stricto Senso, professor doutor Giulliano Anderlini; o coordenador da Administração Geral doutor Iêdo Mendonça e o 2º Tesoureiro Estácio Valente.