Cesmac promove ação saúde na cidade de São Sebastião

Alunos vivenciam a prática do atendimento

26/05/2017 às 16h52

Hoje,26/05, mais de 80 integrantes dos cursos de Odontologia e Medicina do Centro Universitário Cesmac foram ao Município de São Sebastião para realizar a primeira Ação Itinerante  em Promoção à Saúde  na cidade.
Com a presença do Prefeito José Pacheco, da Secretária de Saúde do Município Arlete Pacheco , da Coordenadora da Atenção Básica , enfermeira  Luana Rafaelle, e da Coordenadora de Saúde Bucal Rubenita Santana, foram iniciadas as ações.
Um dos objetivos do projeto , que já  tem 10 anos, é promover a aproximação dos alunos   com o paciente  na prática, fora do ambiente acadêmico, seguindo os preceitos do SUS, humanizando o atendimento. Nessa ação os alunos do curso de Odontologia do Cesmac do 4° período, formaram quatro equipes, cada uma atendendo uma área específica: atividade de promoção de saúde com crianças, rastreamento  de câncer de boca, visitas domiciliares e atendimento no Posto de saúde. A supervisão dessas ações ficou com as professoras de Odontologia: Fernanda Peixoto, Áurea Valéria Franco, Olívia Marroquim, Vanessa de Carla Batista e faz parte da disciplina Propedêutica I.
Já os alunos do 2º período do curso de Medicina fizeram o rastreamento de Hanseníase na população  que compareceu e foram nos domicílios, ensinaram as crianças na escola os primeiros socorros e noções de educação em Saúde, sob a supervisão dos professores do curso de Medicina: Rafaela Brandão, Lúcio Verçoza e Bárbara  Lima. Outro objetivo é que as patologias sejam  indicadas a tempo de ocorrer a prevenção à saúde.
O prefeito José Pacheco espera que seja apenas o início dos atendimentos na cidade de São Sebastião e que os integrantes dos cursos retornem. A Professora Fernanda Peixoto explicou que , nos casos suspeitos, é feita biópsia e, em caso positivo para câncer, o paciente é encaminhado para a Santa Casa de Misericórdia de Maceió para o tratamento.Ou seja, o trabalho não termina na visita, ele é contínuo.
Para a maioria dos alunos a impressão foi a mesma, cansativo, mas muito recompensador, como disse o estudante Caio Barreto.