Cesmac recebe Sessão do Tribunal do Júri Real

Acadêmicos de Direito tiveram a oportunidade de acompanhar cada ato do júri

23/05/2018 às 09h40

Os estudantes do curso de Direito do Centro Universitário CESMAC tiveram a oportunidade de acompanhar de perto como funciona uma Sessão do Tribunal do Júri. O julgamento aconteceu no auditório Íris II, que fica no Campus III da Instituição.
A iniciativa é fruto da parceria entre o CESMAC e o Judiciário de Alagoas. O caso em questão tratou do crime de homicídio cometido pelo do réu Jorge de Albuquerque Marinho, mais conhecido como “Jorginho”, que vitimou Rogério Araújo, ocorrido na orla da Praia de Pajuçara, em 09 de setembro de 2015.
Durante todo o processo o juiz Sóstenes Alex Costa de Andrade explicou cada ato do júri para os estudantes. “Essa parceria com as instituições de educação superior é de fundamental importância. Aqui no CESMAC já aconteceram várias ações com o judiciário trazendo a sessão de julgamento para dentro da faculdade. Isso faz toda diferença na formação do futuro profissional”, destacou o juiz.
Marcos Joel, coordenador do Núcleo de Prática Jurídica (NPJ/CESMAC), afirmou que a iniciativa do núcleo é fazer com que o aluno vivencie todo o processo de um julgamento real. “É um diferencial poder trazer essa realidade aqui para o CESMAC, fazendo com que o graduando de Direito, possa efetivamente acompanhar na prática o que está sendo estudando na teoria”.
De acordo com o coordenador do curso de Direito Prof. Afrânio Roberto, “o caminho da graduação é sempre oferecer o melhor para os nossos alunos. O que temos aqui é resultado da parceria com o Tribunal de Justiça e posso dizer, que também é uma gentiliza do juiz Sóstenes Alex, que entende a singularidade de todo esse processo”.
A estrutura contou com a presença do Ministério Público, com o Promotor Humberto Pimentel, a Defensoria Pública com o Defensor Marcelo Barbosa, além de toda equipe necessária para que o julgamento aconteça. Para a estudante do 10º período da graduação, Camila Tenório, a oportunidade reforça os ensinamentos de sala de aula. “Essa realidade com certeza é uma forma de enriquecer nossos conhecimentos, pois mostra como é o dia a dia de um advogado e como funciona o tribunal do júri na prática”.
A acadêmica afirmou ainda que vai seguir o Direito Penal e a oportunidade está sendo muito importante. Além disso, também destacou a qualidade da graduação. “O curso de Direito do CESMAC é maravilhoso, pois sempre abre portas e caminhos para que tenhamos novas experiências, o tribunal do júri é uma delas. Aqui aprendemos de fato tudo o que é necessário para o futuro na profissão”, concluiu.