Consultores da UniSol visitam Rendeiras de Paripueira

Projeto desenvolvido pelo curso de Arquitetura e Urbanismo do Cesmac.

07/12/2017 às 10h46

Dando continuidade ao Encontro de Conclusão dos Coordenadores dos Projetos integrantes do Programa Universidade Solidária – UniSoldo, vencedores da 18º edição do Prêmio Santander Universidade Solidária, foi realizada uma visita in loco nas comunidades integrantes dos Projetos desenvolvidos em Alagoas pelo Cesmac e pela Universidade Federal de Alagoas.
A visita faz parte de todo o processo de avaliação dos projetos. O encontro aconteceu na sede da Prefeitura de Paripueira, onde as rendeiras da Singeleza se reúnem para desenvolver as peças. O grupo de mulheres apresentou o artesanato, que encantou os visitantes. A comunidade é fonte do “Projeto de Desenvolvimento das Mulheres Rendeiras da Singeleza no Município de Paripueira, Alagoas”, do curso de Arquitetura e Urbanismo do Cesmac. A pesquisa de extensão está sendo desenvolvida pela estudante do décimo período Maria Eugênia e orientada pela professora e também coordenadora da graduação Adriana Guimarães.
O Vice-Prefeito do município Alexandre Mendonça, destacou a importância do trabalho. “Parabenizo a todos que fazem parte desse processo. As parcerias estabelecidas com Universidades como o Cesmac para possibilitar um trabalho cada vez mais estruturado em todos os sentidos para essas comunidades”, afirmou. O Vice-Prefeito também reforçou o apoio da Prefeitura no sentido de viabilizar espaço para a construção da sede da Associação das Rendeiras de Singeleza e Bordados de Paripueira - Artecer. “Encontro de Conclusão dos Coordenadores dos Projetos integrantes do Programa Universidade Solidária – UniSoldo, vencedores da 18º edição do Prêmio Santander Universidade Solidária.
“A Prefeitura analisou de forma amis profunda o trabalho da comunidade e estabeleceu a parceria para a desapropriação de um terreno, que será doado para possibilitar a construção da sede da Artecer. O grupo vem resgatando a cultura do município de Paripueira e do Estado de Alagoas”, afirmou.
Segundo Jeane Valentim, presidente da Artecer, todo esse apoio é fundamental.  “Já moro em Paripueira há dez anos e sempre gostei renda como Filé alagoano e a Singeleza, que eu aprendi com minha avó, que amenizava o tratamento do Câncer com a produção da renda. Fui descoberta pela arquiteta e historiadora Josimare Ferrari. Depois, em contato com a coordenadora de Arquitetura e Urbanismo do Cesmac professora Adriana Guimarães, nasceu esse projeto vencedor do Prêmio Santander”, explicou.
Ainda seguindo Jeane, a intenção sempre foi conseguir um local para que as artesãs pudessem desenvolver o seu trabalho. A partir daí, houve ainda mais interesse por parte do grupo e a busca constante por melhorias, chegando a receber ainda mais parceiros como o Sebrae-Al, por exemplo.
De acordo com o professor Miguel Dall’Agnol, consultor da UniSol e docente da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), “essa integração entre comunidade e Universidade é fundamental e estabelece a verdadeira extensão. Estamos muito gratos e felizes com o empenho do Cesmac e da Ufal, uma instituição particular e outra pública, juntas realizando de forma tão harmônica esse trabalho”.
Miguel também destacou a tristeza com o corte do financiamento do Santander para a premiação, mas ao mesmo tempo celebrou o encerramento dessa etapa em grande estilo e com contribuição efetiva para as comunidades. A UniSol agora vai em busca de novos parceiros para que o trabalho seja continuado.