Convênio amplia estágios e garante benefícios para menores em abrigos

Parceria entre Tribunal de Justiça de Alagoas e FEJAL/CESMAC

10/08/2018 às 18h14

A iniciativa vai garantir a ampliação de mais campos de estágios para todos os cursos do Centro Universitário e ainda muitos benefícios para as casas de apoio tuteladas pela 28ª Vara da Infância e Juventude da Capital, comandada pela juíza de direito Dra. Maria Lúcia de Fátima Barbosa Pirauá.
A assinatura do Termo de Cooperação Técnica entre o CESMAC e o Tribunal de Justiça de Alagoas aconteceu na manhã de ontem, 09, na sede do TJ/AL. Os reitores Dr. João Rodrigues Sampaio Filho e o Prof. Dr. Douglas Apratto Tenório assinaram o documento, juntamente com o presidente do tribunal, Desembargador Otávio Leão Praxedes e a juíza de direito Dra. Maria Lúcia de Fátima Barbosa Pirauá.
O momento foi acompanhado por várias autoridades da área jurídica como o Desembargador Washington Luiz Damasceno Freitas, o presidente da Associação Alagoana de Magistrados (Almagis) Dr. Ney Costa Alcântara de Oliveira, o coordenador do curso de Direito Dr. Afrânio Roberto, o juiz de direito Maurício Brêda, entre outros magistrados.  A coordenadora do curso de Farmácia Profa. Valéria Lopes, o diretor financeiro Estácio Valente, o diretor administrativo Iêdo Mendonça, além de integrantes do administrativo do CESMAC, também marcaram presença.
O convênio vai garantir aos estudantes, regularmente matriculados na faculdade, a prática efetiva de estágios supervisionados em cada área de atuação. Além disso, as crianças e jovens que vivem em instituições de acolhimento serão atendidos com os serviços ofertados na estrutura das clínicas do CESMAC, bem como serão disponibilizadas vagas para a atuação como jovens aprendizes.
A celebração acontece como fruto do diálogo entre o Núcleo de Práticas Acadêmicas do CESMAC, integrado pelas professoras Alessandra Pontes, Samara Griz e Fabiana Palmeira, e a subdireção Geral do Tribunal de Justiça de Alagoas, na pessoa do Dr. Walter Santos, que afirma, “a parceria é muito importante. De longe, o CESMAC é o principal parceiro, pois temos inúmeros instrumentos assinados aqui no Tribunal com a Instituição e esse é especial por trazer um cunho social muito forte. Esse trabalho de aproximação com a sociedade faz parte da visão e da meta do Poder Judiciário, pois assim podemos abraçar essas crianças que tanto precisam desse olhar e de ações efetivadas”.
De acordo com a juíza de direito Maria Lúcia de Fátima Barbosa Pirauá, a iniciativa é muito singular. “O CESMAC está cumprindo o papel social de uma instituição que já educou tanta gente, inclusive a mim, que me formei muito bem lá. Além disso, essa iniciativa traz a possibilidade para o Tribunal inserir esses jovens no mercado de trabalho. A partir dos 18 anos eles serão desligados dos abrigos e precisam estar preparados para a vida. Isso também se configura como medida de proteção para evitar que eles possam se desviar para um caminho ruim, como o das drogas. Então, tudo isso, é de suma importância para incentivar esse grupo a estudar e crescer”, detalhou.
O presidente do TJ/AL Desembargador Otávio Praxedes, fez questão de destacar: “a assinatura desse termo é um instrumento de grande alcance social, pois vai beneficiar jovens que estão na qualidade de vítimas nesse processo. O Poder Judiciário aplica a pena, mas hoje há uma visão diferenciada, pois estamos também preocupados com a recuperação dessas pessoas apenadas. Nesse caminho, o convênio vem contribuir muito com esse modelo de gestão. Para mim, o CESMAC, dentre as faculdades particulares, é um destaque na educação superior”, afirmou.
Instituições de Acolhimento (Crianças e Adolescentes) tuteladas pela 28ª Vara da Infância e Juventude da Capital:
Casa de Adoção (Pitanguinha), Laca (Feitosa), Acolher (Santa Lúcia), Casa Lar (Jacarecica), Casa de Passagem (Farol), Lar Batista (Tabuleiro) e Deus Proverá (Jacintinho).