Cesmac recebe Pesquisadora Internacional em abertura de evento

I Seminário Pesquisa Qualitativa e V Encontro de Psicologia no CESMAC

08/06/2018 às 14h43

A abertura do evento aconteceu na noite de ontem (07), no auditório João Sampaio, que fica no Campus I do Centro Universitário CESMAC. A Instituição recebeu convidados nacionais e internacionais para o I Seminário Internacional de Pesquisa Qualitativa nos diferentes campos do saber e V Encontro de Psicologia, Fenomenologia e Realidade Brasileira.
As atividades da noite tiveram início com apresentações culturais com o Coral Cesmac, regido pelo Maestro Luiz Martins e também do Grupo Ganga Zumba das Alagoas, que apresentou um espetáculo de Côco de Roda.
A palestra magna foi proferida pela pesquisadora italiana Ângela Ales Bello, que falou sobre: “Contribuição da Fenomenologia para a pesquisa qualitativa nos diferentes campos do saber”. A convidada é Filósofa contemporânea, fundadora e diretora do Centro Italiano di Ricerche Fenomenologiche, com sede em Roma, filiado ao The World Phenomenology Institute (U.S.A.), que também faz parte da comissão de redação de inúmeras revistas italianas e estrangeiras. É também especialista na Fenomenologia de Edmund Husserl e uma das mais renomadas pesquisadoras do pensamento de Edith Stein.
Com o tema central a “Universalização do conhecimento – Diálogo entre as Ciências”, o seminário é uma realização, em parceria, dos professores do curso de graduação em Psicologia e do Programa de Mestrado Profissional Pesquisa em Saúde do CESMAC e os professores do Programa de Pós-graduação em Psicologia e Programa de Pós-graduação em Psicologia da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Além da parceria e colaboração dos cursos de graduação do CESMAC de Engenharia, Direito, Enfermagem, Farmácia, Nutrição, Serviço Social, Ciências Biológicas e Medicina.
“Rende bons frutos a parceria com outras universidades e é de extrema importância para o CESMAC ultrapassar as barreiras estaduais em prol da educação e da pesquisa” afirmou o representante da Reitoria do CESMAC na solenidade, Prof. Dr. Afrânio Roberto de Queiroz. Para a presidente da comissão organizadora do evento, Profa. Dra. Edileine Machado, “Tudo está sendo muito valioso. Estamos vivendo de fato, neste evento, uma experiência de pesquisa em rede, isso é a fenomenologia, além das barreiras estaduais, conseguimos romper até as internacionais em trazer para Maceió, para o CESMAC, a pesquisadora de maior renome no assunto abordado neste Seminário. ”
O ato solene contou com as presenças da Pró-Reitora Geral Acadêmica Adjunta - Profa. Dra. Cláudia Medeiros, do coordenador do curso de Direito do CESMAC e representante da reitoria no evento - Prof. Dr. Afrânio Roberto de Queiroz, do Diretor-Presidente da Fapeal - Prof. Dr. Fábio Guedes Gomes, da Pró-Reitora Estudantil da Uncisal - Profa. Dra. Mara Ribeiro, da Promotora de Fundações do Ministério Público - Dra. Failde Mendonça, do presidente do CRP-15ª Região - Félix Vilanova e da atual Secretária de Saúde de Palmeira dos Índios, Kátia Born. Além dos pesquisadores Tommy Akira Goto e Aparecida Turolo Garcia.
O evento tem programação até hoje (08), no Campus I e Campus III do CESMAC, contando com palestras, debates e ainda exposição de trabalhos dos acadêmicos dos cursos envolvidos.