Docente do CESMAC é contemplada em Programa de Pesquisa para o SUS

Projeto visa a diminuição no atraso do diagnóstico de Câncer de Boca.

09/07/2018 às 15h59

Na última semana, a pesquisadora do CESMAC, Profa. Dra. Sônia Ferreira assinou o termo de outorga do edital do Programa de Pesquisa para o Sistema Único de Saúde (PPSUS). O ato oficial de assinatura aconteceu na sala da presidência da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal).
O Programa Pesquisa para o SUS (PPSUS) é uma iniciativa de fomento à pesquisa em saúde nas Unidades Federativas (UF), que promove o desenvolvimento científico e tecnológico, visando atender as peculiaridades e especificidades de cada estado brasileiro e contribuir para a redução das desigualdades regionais. Em Alagoas, o programa teve investimentos na base de 2 milhões de reais, sendo 500 mil de contrapartida do estado de Alagoas.
“Ao final da pesquisa, nós esperamos que aconteça uma melhora da habilidade do dentista em diagnosticar o câncer de boca e consequentemente, a diminuição do atraso no diagnóstico do câncer de boca” afirmou a Profa. Dra. Sônia Maria Soares Ferreira, que além de ser docente, é coordenadora do Mestrado Profissional Pesquisa em Saúde do CESMAC.
 
O projeto contemplado fala sobre o Impacto de uma atividade/intervenção educativa no conhecimento de cirurgiões dentistas da Estratégia de Saúde da Família e no diagnóstico do câncer de boca e de orofaringe. Os objetivos do projeto são voltados em verificar o conhecimento de cirurgiões dentistas da ESF a respeito do câncer de boca e orofaringe, em identificar a frequência de câncer de boca e orofaringe em um centro de referência do estado de Alagoas, em averiguar o impacto de uma intervenção/atividade educativa na melhora do conhecimento destes profissionais, em verificar o impacto da intervenção/atividade educativa na melhora do diagnóstico do câncer de boca em um centro de referência, além de contribuir para a melhoria da qualidade de atenção à saúde no Estado de Alagoas no contexto do Sistema Único de Saúde (SUS).
Estiveram presentes na assinatura o Diretor-Presidente da Fapeal, Prof. Dr. Fábio Guedes Gomes e a Assessora Científica de Projetos Especiais e Inovação e Coordenadora do PPSUS na Fapeal, Juliana Basílio Khalili, além dos outros 5 pesquisadores contemplados com o edital.