Especialização em Gerontologia do Cesmac recebe Homenagem

Comenda Padre Teófanes Augusto de Araújo Barros

08/06/2018 às 14h03

O curso recebeu a Comenda Padre Teófanes Augusto de Araújo Barros, uma iniciativa da Câmara Municipal de Maceió, por meio da Vereadora Tereza Nelma Porto, que criou a Lei Municipal nº 6756/2018. A entrega aconteceu na manhã de ontem, 07, na sede do Serviço Social do Comércio SESC – Poço.
Receberam a honraria, o coordenador do curso de Especialização em Gerontologia do CESMAC, coordenador pelo Prof. Me. E Gerontólogo Felipe Rêbelo. A homenagem também foi concedida para o Grupo de Pesquisa Multiprofissional Sobre Pessoas Idosas da Universidade Federal de Alagoas.
Na oportunidade outras autoridades e pessoas envolvidas com a projetos e causas dos idosos também foram homenageados com outras Comendas. O Dr. Ricardo César Cavalcanti, Diretor Presidente do Hospital do Coração de Alagoas, que tem forte parceria com o CESMAC, por meio do Centro de Pesquisas Clínicas do Dr. Marco Mota, recebeu a Comenda Arthur Ramos.
De acordo com o Prof. Me. E Gerontólogo Felipe Rêbelo, “a satisfação foi imensa em receber a homenagem. Nosso objetivo é capacitar o aluno para a atuação na área da Gerontologia, promovendo o aprendizado acerca dos diversos aspectos relacionados à Geriatria e Gerontologia. Essa formação é de suma importância para que a sociedade possa contar com profissionais cada vez mais qualificados nessa área”.
O curso de Pós-Graduação em Gerontologia do Centro Universitário CESMAC, teve a primeira turma em 2014. A princípio, era direcionado para o contexto da reabilitação, tendo com público alvo, fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais, com interesse na área do envelhecimento humano.
Em 2016, a segunda turma foi iniciada dentro dessa mesma perspectiva, e no ano de 2018, entendendo a importância do contexto interdisciplinar na atenção à saúde da pessoa idosa, o curso modificou a proposta pedagógica, tornando-se a partir de então, uma formação interdisciplinar.
O público alvo inclui profissionais com interesse na área do envelhecimento humano, com maior direcionamento aos profissionais da área da saúde. Aproximadamente 40 profissionais já concluíram a formação. Atualmente, a turma conta com 25 alunos, entre Fisioterapeutas, Enfermeiros, Terapeutas Ocupacionais, Assistentes Sociais, Profissionais de Educação Física, Sociólogos, Nutricionistas e Odontólogos.
O coordenador de Pesquisa e Pós-Graduação do CESMAC, Prof. Dr. Giulliano Anderlini, participou do momento e também representou a reitoria da Instituição. A programação contou ainda com apresentações culturais.