Estudantes de Serviço Social apresentam trabalho em evento nacional

IX Encontro de Grupos de Estudos e Pesquisas Marxistas (EPMARX).

13/12/2017 às 11h26

As estudantes Greicy Evelyn Nascimento dos Santos e Juliane Amélia dos Santos do Curso de Serviço Social do Cesmac, sob orientação do professor Albani de Barros, apresentaram trabalhos no IX Encontro de Grupos de Estudos e Pesquisas Marxistas (EPMARX), realizado na Universidade Federal de Pernambuco. A dupla apresentou o estudo intitulado: “Superpopulação relativa em Marx e a Precarização do Trabalho no Mundo Contemporâneo”.
O texto apresentado é o resultado dos primeiros estudos realizados a partir de um projeto de iniciação científica aprovado no último edital do PSIC em 2017 e que é financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (FAPEAL).
“As estudantes do Curso de Serviço Social estão no terceiro período e já demonstram o interesse pela pesquisa, dimensão essa bastante valorizada no âmbito da formação das (os) Assistentes Sociais e que o Cesmac também busca incentivar”, afirmou a coordenador do curso professora Nádia Rodrigues.
O evento é um dos mais importantes encontros nacionais que reúnem pesquisadores com a perspectiva teórica marxista, e que recebeu trabalhos de várias áreas do conhecimento, como saúde, educação, sociologia, direito, entre outros.
Há que se destacar ainda que no Grupo de Trabalho (GT) que recepcionou a apresentação das estudantes do Cesmac, o trabalho selecionado foi o único oriundo de estudantes de graduação, sendo todos os demais resultados de pesquisa no âmbito da pós-graduação Strictu-Sensu.