I Encontro do Estado de Alagoas de Biotecnologia - Cesmac

Tema: “Biotécnicas Reprodutivas e Transgenia na Produção de Biofármacos”.

02/12/2017 às 22h37

Com o tema “Biotécnicas Reprodutivas e Transgenia na Produção de Biofármacos” o Centro Universitário Cesmac realizou o I Encontro do Estado de Alagoas de Biotecnologia. O evento aconteceu nos dias 28 e 29 de novembro e 01 de dezembro, no auditório do Cesmac em Marechal Deodoro, local onde funcionam a Clínica e a Fazenda Escolas de Medicina Veterinária da Instituição.
A mesa de honra na abertura contou com a presença de: Reitor do Cesmac doutor João Sampaio, Vice-Reitor do Cesmac professor doutor Douglas Apratto Tenório, coordenadora do curso de Medicina Veterinária professora Alice Azevedo, coordenador do Stricto Senso professor doutor Giulliano Anderlini, coordenador geral do Encontro e consultor do Cesmac professor doutor da Universidade Estadual do Ceará, docente José Ferreira Nunes, palestrante da noite professor doutor Leonardo Tondello Martins e o professor doutor a Universidade Estadual e Federal de Fortaleza (CE) docente Francisco Militão de Souza.
Também participaram da abertura o Grupo de Estudos em Buiatria (GEBU), coordenado pelo professor doutor Saulo de Tarso. A equipe desenvolve pesquisa com o Povo Kalancó – que também esteve representando na noite, dentro das atividades do Núcleo Acadêmico Afro e Indígena do Cesmac, coordenado pelo professor doutor Jorge Vieira.
O Encontro teve ainda as seguintes presenças: Pró-Reitora de Graduação, Pesquisa e Pós-Graduação professora doutora Claudia Medeiros, coordenadora do Mestrado Profissional Biotecnologia em Saúde Humana e Animal professora Cristiane Mello. E ainda, a integrante da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-graduação professora doutora Adenize Acioli, além do coordenado de Relações Internacionais professor doutor Sílvio Abreu.
Um dos pontos altos da noite de abertura foi a palestra com tema “Aplicação da Transgenia animal como ferramenta biotecnológica para a saúde humana e animal”, com o convidado da Universidade de Fortaleza (Unifor) e diretor da Fortgen Tecnologia professor doutor Leonardo Tondello Martins.
A programação do evento contou com dias intensos de palestras como a do Secretário de Estado da Agricultura doutor Antônio Dias Santiago, que falou sobre “Cenário da Pecuária em Alagoas” e do coordenador geral do Encontro e consultor da Cesmac professor doutor José Ferreira Nunes, que abordou a “Fisiologia da Reprodução do Macho Caprino”.
Além disso, teve ainda aulas demonstrativas com a prática de “Inseminação artificial e preservação do sêmen de aves em água de coco em pó – ACP”. Bem como também “Coleta, avaliação e processamento do aparelho reprodutor de fêmeas e machos caprinos”, entre outros assuntos da área.