I Semana de Saúde Mental de Medicina destaca a importância da “Calma”

Realização do curso com o Centro Acadêmico 21 de Julho

19/02/2019 às 13h39

A graduação de Medicina do Centro Universitário CESMAC segue com uma programação intensa na I Semana de Saúde Mental para alunos do curso. O evento está sendo realizado pelo Centro Acadêmico 21 de Julho e conta com a participação de vários profissionais.
Ontem, 18, o Psicólogo Robson Feitosa, ministrou a palestra de tema: “Escolha a Calma”, que faz parte de uma campanha de utilidade pública com o objetivo de promover a escolha consciente pela paz e não violência na sociedade. Com base na reflexão e na prática de 12 valores – amor, perdão, tolerância, confiança, respeito, humildade, paciência, flexibilidade, humor, compaixão, cooperação e gentileza, oferece ferramentas que ajudam as pessoas a superarem o medo e a raiva e a escolher a calma nas situações do dia a dia.
De acordo com o Robson, “a campanha é internacional e vem com a proposta de uma cultura de paz, sendo um importante aliado também da saúde mental. A ideia é mostrar, que mesmo em um ambiente estressante podemos escolher a calma. Outro ponto importante é a prevenção para que não se chegue em situações de estresse e como ter uma vida com mais equilíbrio emocional”. Conheça mais sobre a Campanha no http://www.escolhaacalma.org.br
Outra palestra foi o especialista em Marketing e questões profissionais Lucas Paiva, que trabalhou o tem: “Cuidando dos Pontos Cegos na Formação Médica”. Para o convidado o nível de estresse atualmente é muito alto. “Do ponto de vista da saúde mental o objetivo é ter uma vida mais organizada e atentar para algumas áreas que são importantes e que deixamos de lado, como uma alimentação saudável, por exemplo”.
Segundo o coordenador do curso de Medicina, Dr. André Falcão, “o evento é de suma importância, pois reforça a proatividade dos alunos. Além disso, o tema traz a oportunidade de aprofundamento nas questões mentais e sofrimento decorrente desse processo, inclusive com taxas de suicídio bastante elevada. Nesse contexto, é preciso que o curso se preocupe e direcione atividades sobre o assunto, como estamos fazendo em parceria com o Centro Acadêmico”.
O estudante Thiago Pontes, que é coordenador de Estágios e Vivências no Centro Acadêmico da graduação, explica o significado da semana. “Nós, como acadêmicos do curso de Medicina, passamos por muito estresse diário. São muitas atividades, projetos, pesquisas, extensão, monitorias e muito mais. Diante desse contexto vem a pergunta: Como lidar com tudo isso e com toda essa situação? Por isso, estamos realizando essa semana para tratar de pontos periféricos que influenciam nossa vida em todos os sentidos”.
A programação segue até o próximo dia 22 com ações voltadas para teoria e prática. Outras informações no Instagram @ca21dejulho.