Idosos realizam atividades físicas e de lazer na praia da Pajuçara

Ações da Fisioterapia do Cesmac com idosos do Lar São Francisco de Assis.

20/04/2018 às 09h02

Os cuidados com a saúde física e mental dos idosos do Lar São Francisco de Assis, no bairro da Serraria, também fazem parte das atividades dos estudantes e professores do curso de Fisioterapia do Centro Universitário Cesmac. Na quarta-feira, 11, eles participaram de uma série de atividades físicas e de lazer na praia da Pajuçara.
A ação contou com a participação de cerca de 30 idosos e dez acadêmicos do 10º período inseridos no Estágio Curricular Supervisionado, na área de geriatria. Todo o trabalho foi orientado por uma professora de Fisioterapia do Centro Universitário Cesmac e uma docente do curso de Enfermagem da Universidade Federal de Alagoas (Ufal).
As atividades de reabilitação à beira-mar com os idosos do Lar São Francisco de Assis fazem parte das práticas do curso há três anos, proporcionando o prazer do contato direto com a natureza através de banho de mar e caminhada na areia, além de música, dança sênior e lanche.
A iniciativa Idosos na Praia surgiu dos próprios estudantes do curso de Fisioterapia do Centro Universitário Cesmac e, aliada à diversas outras ações, tem ajudado na melhoria da qualidade de vida dos cerca de 80 idosos carentes que moram no Lar São Francisco de Assis, uma instituição filantrópica com 70 anos de atuação em Alagoas.
“Nossa contribuição social vai além da assistência técnica especializada, realizamos juntamente com a equipe multiprofissional da casa (serviço social, enfermagem, nutrição, terapeuta ocupacional) treinamento de capacitação, ginástica laboral e orientações posturais para os cuidadores, além de oficinas de habilidades e programação semestral de passeios para o lazer dos idosos”, explica a professora Elaine Amado, do curso de Fisioterapia.