II Librolândia discute assistência ao surdo na área da saúde

Libras é uma matéria obrigatória no curso de medicina do CESMAC

11/12/2018 às 16h24

Na última semana, os corredores do Campus I do Centro Universitário CESMAC, foram o ambiente para a realização da II Librolândia. O evento acontece semestralmente e reúne os acadêmicos do 1º e 2º períodos do curso de Medicina. A exposição se dá em formato de pôsteres e banners na Língua Portuguesa de Sinais (Libras) e conta com a participação de toda comunidade acadêmica. Além disso, a avaliação é feita pelos graduandos do 3º período que concluíram a disciplina de Libras nos cursos de Saúde.
Os alunos desenvolveram os sinais em banners para apresentar no hall da universidade, mostrando vários sinais que podem ser usados na hora da consulta médica, como realizar uma anamnese, exame físico e de solicitar um exame para esse paciente surdo. Libras é uma matéria obrigatória no curso de medicina e é lecionada pelo Prof. Esp. Joilsom Saraiva.
"Quando eu aceito a língua de outra pessoa, eu aceito a pessoa. Quando eu rejeito a língua, eu rejeitei a pessoa porque a língua é parte de nós mesmos. Quando eu aceito a língua de sinais, eu aceito o surdo, e é importante ter sempre em mente que o surdo tem o direito de ser surdo. Nós não devemos mudá-los, devemos ensiná-los, ajudá-los, mas temos que permitir-lhes ser surdo." Terje Basilier