Inovação e Tecnologia são destaques no CESMAC

Instituição inaugura Complexo de Inovações Pedagógicas

17/08/2018 às 16h23

Na manhã de hoje, 17, o Centro Universitário CESMAC inaugurou o Complexo de Inovações Pedagógicas, sendo o primeiro da região Nordeste do país. O espaço conta com quatro salas invertidas, sendo uma em formato de cinema, além de possibilitar videoconferências. O local recebe o nome da saudosa Profa. Maria Teônia de Barros, referência na educação no Estado de Alagoas.
O conceito traz inovação com salas invertidas e virtuais e atende ao que existe de mais moderno em inovação pedagógica nas metodologias ativas da educação superior. No momento da inauguração o espaço já estava sendo utilizado com aulas dos cursos de Medicina, Medicina Veterinária e do Mestrado Profissional em Análise de Sistemas Ambientais. Além de atender aos cursos de Maceió, o complexo também vai ser utilizado pelos docentes e estudantes das Faculdades CESMAC do Agreste, em Arapiraca, e do Sertão, em Palmeira dos Índios.
A inauguração contou com a presença da comunidade acadêmica, convidados e dirigentes da IES. Para o reitor Dr. João Rodrigues Sampaio Filho, o sentido de crescimento é constante na Instituição. “Estamos seguindo para o futuro e essa realidade é imprescindível para os novos modelos educacionais. A utilização de novas tecnologias no ambiente formador, inevitavelmente gera profissionais muito mais competentes”. O Desembargador, que também é o coordenador do curso de Direito da Faculdade CESMAC do Agreste, Dr. Orlando Rocha, detalhou a trajetória e a importância da professora homenageada.
De acordo como o vice-reitor Prof. Dr. Douglas Apratto Tenório, que também é Historiador, a Instituição segue no caminho da inovação e da tecnologia. “Vamos lidar com antigas metodologias, mas também com novas abordagens nos modernos modelos de aprendizagens, trazendo recursos inovadores com aulas e projetos integradores, métodos ativos e participativos e mais autonomia no ambiente de aprendizado”, destacou.
O momento contou com a presença dos familiares da homenageada como os sobrinhos Teógenes Augusto de Barros Filho, Maria Heliane Coelho de Garcia Agreda e Luciana de Barros Malta, além do Prof. Brancildes Galdino, que coordena o setor de Patrimônio do CESMAC e também dirige o Projeto Crescer (obra social da IES), considerado filho do coração.
Toda inauguração teve a participação do Intérprete de Libras, Prof. Joilson Saraiva, também docente de Medicina e do curso de Libras EAD da Instituição. Teve ainda as apresentações do funcionamento do complexo com interação tecnológica realizada pelos professores Arquiris Ferreira (coord. de Tecnologia da Informação), Marcílio Peixoto (integrante da Formação Pedagógica) e Mozart de Melo (coord. do Núcleo de Robótica), que fez ainda um momento de prática com a Gamification, utilizando jogos com perguntas sobre o CESMAC no celular.