Lançamento de documentário homenageia o bairro do Jaraguá

Bairro já passou por vários momentos históricos

21/06/2017 às 09h50

Foi apresentado ao público, no dia 19/06, na Galeria Cesmac de Arte Fernando Lopes, o documentário: Jaraguá: o antigo sempre novo.  Galeria lotada, com as presenças do Reitor Dr. João Rodrigues Sampaio Filho , do Vice-Reitor, Dr. Douglas Apratto Tenório e de vários professores e alunos, a mestre de cerimônias deu início a noite.
O Vice-Reitor falou da importância do documentário e parabenizou todos os que dele fizeram parte. Professor João Geraldo de Oliveira, que participou do projeto, disse da relevância de unir o que é aprendido na sala de aula com o trabalho em campo. Professora Vânia Moura, muito emocionada, registrou a satisfação de fazer parte de um trabalho tão rico e ressaltou que o tema veio dos próprios alunos, eles fizeram as entrevistas, as pesquisas e as visitas em campo. "Esse trabalho é o resultado de meses de estudos dos alunos de Jornalismo e Publicidade, com orientação dos professores, e trás um documentário sobre o patrimônio e a história desse bairro tão importante em Alagoas.
Logo após a abertura, o documentário foi exibido. Com vários depoimentos, entre eles o da Professora de Arquitetura e Urbanismo, Adriana Guimarães falando sobre a arquitetura; Carlito Lima esclarecendo aspectos da história, como a origem do nome Jaraguá; o olhar do Professor Eduardo Setton que citou os projetos arquitetônicos, o poder público e a economia do bairro; a historiadora Cármem Lúcia Dantas que falou sobre os blocos carnavalescos e que o bloco "Os filhinhos da mamãe" tem um conceito e todos os anos  homenageia alguém.
Foram várias falas e todas elas se convergiram na revitalização e importância do Jaraguá.Encerrando a noite, várias pessoas foram homenageadas pelas suas participações no projeto. Professora Vânia Moura destacou que os alunos se empenharam muito, que os professores deram as ferramentas para eles serem bons profissionais. Professora Rejane Mércia disse que espera que esse seja apenas o primeiro de vários outros documentários que virão.