Livro destaca “O Cinema Educativo em Pernambuco”

Obra é resultado de pesquisa sobre silenciamento nas décadas de 1930 e 1940

14/06/2018 às 15h08

A obra foi lançada pelo Prof. Me., historiador e escritor, Cláudio Jorge Gomes de Morais, na última semana em Maceió. A solenidade aconteceu no auditório e Cinemateca Prof. Elinaldo Barros, que fica no Campus IV do CESMAC.
A mesa de honra foi composta pelo autor, pela coordenadora dos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda, Profa. Sílvia Falcão e também pelo Prof. Alexandre Henrique Lino. Também marcaram presença o Prof. e historiador Álvaro Queiroz, a coordenadora da Extensão, Profa. Dra. Sandra Zimpel e a coordenadora Geral de Graduação, Profa. Fabiana Suruagy.
O livro “O Cinema Educativo em Pernambuco” é resultado de pesquisa acadêmica feita em terras pernambucanas, focando o período histórico do Estado Novo, com análises e abordagens sobre o silenciamento ocorrido entre a década de 1930 e 1940.
De acordo com o autor, “os reflexos do Estado Novo repercutem sobre todo o Nordeste. A pesquisa revela, que um projeto ideológico imagético foi utilizado para construir um modelo de sociedade, com efeitos mais rápidos, moldando hábitos e comportamentos a partir das imagens cinematográficas”, detalhou Cláudio Jorge.
A produção traz ainda uma análise sobre o passado pernambucano, marcando o quanto as revoluções garantiram subsídio para produção estética de uma nova linguagem. Uma ruptura estética com os pressupostos norte-americanos. O leitor também encontra na obra estudos e referências na Escola de Frankfurt, no pensamento de Walter Benjamin e no capitalismo da indústria cultural brasileira.
O escritor é docente dos cursos de Jornalismo, Publicidade e Propaganda e também de Psicologia do Centro Universitário CESMAC. O lançamento também contou com a apresentação do Coral do CESMAC, regido pelo maestro Luiz Martins.
Fotos: Nildomar Oliveira | Curso de Jornalismo