NAFRI/CESMAC discute questão indígena com professores da Semed

Prof. Dr. Jorge Vieira falou para cerca de 150 docentes da rede municipal de ensino

26/04/2018 às 16h53

Aproximadamente 150 professores da rede municipal de ensino de Maceió ouviram, atentamente, a palestra do Prof. Dr. Jorge Vieira, do Centro Universitário CESMAC, na manhã desta quinta-feira, 26, no auditório da secretaria municipal de Educação. Coordenador do Núcleo Acadêmico Afro e Indígena (NAFRI), ele falou sobre a importância da discussão da questão indígena no currículo escolar.
A convite do Núcleo de Estudos e Pesquisa sobre a Diversidade Étnico-Racial (NEDER), Jorge Vieira fez um panorama histórico, antropológico e legal da questão indígena no Brasil durante a colônia, o império e a república.
A intenção, segundo o pesquisador, é refletir sobre a distância entre o direito positivado, ou seja, o direito que está na Constituição de 1988, e aplicabilidade dessas conquistas, como, por exemplo, a Lei n° 11.645, de março de 2008, que estabelece as diretrizes e bases da educação e inclusão dessas temáticas nas redes públicas e privadas de ensino.
“Nosso objetivo é provocar a reflexão dos professores sobre a transversalidade no ensino e compromisso com a temática indígena, levando-os à pesquisa de campo. Em relação aos alunos é que desenvolvam uma nova abordagem sobre a história do Brasil no contexto da diversidade étnica e cultural”.