Prêmio Mérito Acadêmico

Pós-graduação e Graduação realizam pesquisa, envolvendo trabalhos extensionistas

29/05/2017 às 11h48

Prof.ª Dr.ª Kristiana Cerqueira Mousinho e   Prof.ª Dr.ª Camila Beder Ribeiro receberam o certificado do Prêmio Mérito Acadêmico pela excelência de seu projeto de extensão intitulado: Práticas e saberes sobre a prevenção do câncer do colo uterino na terceira idade.
O câncer é um problema de saúde pública, principalmente nos países em desenvolvimento. As mulheres idosas são mais propensas ao desenvolvimento de doenças de diversas naturezas, inclusive as neoplasias relacionadas à sexualidade.
 Sob orientação da Prof.ª Dr.ª Kristiana Cerqueira Mousinho e coorientação da Prof.ª Dr.ª Camila Beder Ribeiro, a aluna e Prof.ª Candyce Simões Malta Marques Silva desenvolveu trabalho, no Mestrado Pesquisa em Saúde do Cesmac, cujo objetivo  foi conhecer as práticas e os saberes sobre a prevenção do câncer do colo do útero em mulheres na terceira idade. O estudo foi observacional de caráter transversal. A pesquisa foi desenvolvida no Centro Universitário Cesmac em Maceió/AL e os dados foram coletados no grupo de convivência para idosos do Serviço Social do Comércio – SESC.
Participaram da pesquisa 209 voluntárias que   responderam o questionário para a coleta de dados .Logo após, esses dados foram tabulados, sendo as variáveis quantitativas apresentadas na forma intervalar e as qualitativas descritas na forma de tabelas de frequência. Foram feitas análises da presença de associações entre as variáveis independentes e dependentes, tabulação dos dados e elaboração das tabelas para a realização do teste de associação.
 A idade prevalente foi de 60 a 70 anos, a maioria aposentadas e com escolaridade de ensino médio. O nível sócio econômico foi de 4 ou mais salários mínimos e a maior parte utiliza o convênio como atendimento de saúde. A maioria das mulheres, 81,8%, relatou que já realizaram o Papanicolau no último ano. Dessas, 83,7% afirmaram saber o que é câncer do colo uterino, na qual 65,1% sabem como se prevenir e 54,5% sabem dos fatores de risco.
 A pesquisa constatou que grande parte das entrevistadas tinha conhecimento sobre o câncer do colo do útero, porém não em sua totalidade, demonstrando ser insuficiente para uma devida e correta prevenção. É primordial que as idosas tenham como prática a prevenção, realizando anualmente o exame de Papanicolau, pois é nesta faixa etária que vem aumentando o número dos casos de câncer do colo do útero.
 O Brasil será nas próximas décadas um país de idosos e neste sentido, confirma-se cada vez mais a importância da realização de campanhas educativas, relacionadas à saúde da mulher idosa, incentivando o autocuidado e a prevenção.