PROEX realiza oficina de cadastramento de projetos de extensão

25/04/2018 às 17h31

Dezenas de professores e estudantes bolsistas que realizam projetos de extensão participaram, na terça-feira, 24, de oficina de cadastro na plataforma da PROEX (Pró-Reitoria Acadêmica Adjunta de Extensão e Ação Comunitária) do Centro Universitário CESMAC. Também foram discutidos aspectos relativos a prática extensionista e questões administrativas, como prazos, procedimentos e relatórios. As atividades aconteceram no auditório do Campus I.
A professora do curso de Farmácia, Miciele Santos, ressaltou a importância dos novos procedimentos para integração dos projetos. Animado, o estudante do 8º período de Enfermagem, Levy César, disse que o cadastramento na plataforma vai possibilitar o compartilhamento do seu projeto, Agulha Terapêutica, que traz grandes benefícios para a comunidade.
A coordenadora da PROEX, Cíntia Santos, explicou que a atividade é mais uma etapa do processo de sistematização das atividades, possibilitando, dessa forma, “enxergar a atividade extensionista em suas mais diversas modalidades, programas, projetos e ações”.
O evento marca também a inovação que o CESMAC coloca em prática, com a criação de cinco Programas de Extensão. “A partir de agora, as atividades extensionistas, além da questão regional, passam a ter cenários de práticas com possibilidade de abarcar e receber grande número de projetos de diferentes áreas. Essa é a tônica da gestão”, explicou Cíntia Santos.
Para a professora Sandra Zimpel, responsável pelo Núcleo de Extensão Comunitária e Tecnológica, o evento é o primeiro da PROEX com professores e alunos bolsistas do edital 2017/2018. “Com essa ação, os projetos devem ficar disponíveis para divulgação com informações técnicas e o andamento das atividades. Eles devem ficar no Observatório, espaço virtual do portal da Instituição dedicado a extensão e a pesquisa”.
O vice-reitor do CESMAC, Prof. Dr. Douglas Apratto Tenório, fez a abertura dos trabalhos e enfatizou que a Extensão Comunitária é primordial. “É obrigação levar para as comunidades os vários projetos de todas as áreas da nossa Instituição. As ações não devem ficar limitadas ao universo acadêmico, mas se estender a toda comunidade alagoana. Nosso objetivo é que cada aluno saia do CESMAC não só com a titulação, mas com o senso de conexão com a comunidade”.
A pró-reitora Geral Adjunta, Profª. Dra. Claudia Medeiros, pontuou que os professores do CESMAC são profissionais que buscam fazer valer a tríade universitária: ensino, extensão e pesquisa. Ela agradeceu aos alunos extensionistas e espera que 100% dos estudantes se engajem com a causa social.