Projeto de Extensão: "Atendimento Odontológico para Pacientes com Câncer de Boca"

A radioterapia e a quimioterapia são os tratamentos mais utilizados para o câncer de boca

19/04/2017 às 16h38

No estado de Alagoas, é perceptível o crescimento do número de novos casos de câncer associados a diagnóstico tardio e a dificuldade de acesso ao tratamento odontológico desses pacientes. A radioterapia e a quimioterapia são os tratamentos mais utilizados para o câncer de boca e produzem danos nas células com alta taxa de divisão, portanto, a mucosa oral vira alvo principal da toxicidade devido a sua alta taxa de renovação celular.
 O maior número de cirurgiões-dentistas envolvidos com câncer bucal é de suma importância para evitar complicações durante e após o tratamento desta neoplasia como a xerostomia, osteorradionecrose, mucosite e cárie de radiação. Esse projeto tem como objetivo adequar a cavidade oral dos pacientes com câncer de boca que foram ou irão ser submetidos ao tratamento radioterápico e quimioterápico do estado de Alagoas.
 O grupo de extensionistas participará de oficinas de treinamento sobre o câncer de boca, após esta fase inicial, produzirá, a partir da realização de seminários, o material que será utilizado durante as atividades de campo, quais sejam palestras, material didático, cartazes, panfletos, prontuário odontológico e realizarão a adequação da cavidade oral ou tratamento de sequelas que já possam existir nessa comunidade que irá ser assistida na clínica de Odontologia do Cesmac, além de acompanhar o paciente durante todo o tratamento proposto para sua neoplasia, seja cirúrgico, quimioterápico e radioterápico adotando medidas preventivas (orientação sobre higiene bucal, aplicação tópica de flúor) para melhorar a qualidade de vida desses pacientes, evitando assim o surgimento de novas sequelas.
Equipe
Orientadora: Fernanda Braga Peixoto
Coorientadora: Camila Maria beder Ribeiro
Alunos: Ana Carolina Costa Moreira Nicolau, Ive Cavalcante de Oliveira Vaz, Julia Leticia Rodrigues Gomes,  Laís Albuquerque Ribeiro Pimentel, Mayres Ferreira Santos, Millena Fernanda Paraguai Lima e Manoel Modesto de Lima Neto