Reitores se reúnem com alunos selecionados no Programa Ibero-Americanas

Programa de Relações Internacionais do Cesmac.

21/09/2017 às 16h01

No início desta semana, os reitores do Cesmac doutor João Sampaio e professor Doutor Douglas Apratto Tenório receberam os estudantes selecionados para o Programa de Bolsas Ibero-Americanas. O encontro também contou com a presença de dirigentes da Instituição.
Ao todo, foram selecionados oito universitários, que irão para a Universidade do Porto, em Portugal e também para Espanha: Mariana Cândido e Elizia da Guida – Direito, Graziela Soares – Psicologia, Raquel Porto Cabús – Nutrição, Rafaela Martins Lira – Medicina, Eliana Macedo – Medicina Veterinária, Malena Rocha – Arquitetura e Urbanismo e Sávio Augusto Ferreira – Engenharia Civil.
O processo acontece por meio do Programa de Relações Internacionais do Cesmac (PRI-Cesmac). A finalidade é inserir a universidade no contexto da educação globalizada. Para o coordenador do PRI professor Sílvio Abreu, “a experiência  vivenciada por esses alunos será de suma importância. Estar em uma universidade de padrão europeu vai possibilitar aprendizados múltiplos e uma rica troca de saberes e contatos”, destacou.
Os juízes Wlademir Paes de Lira e Adriana Carla Feitosa Martins, pais da estudante de Medicina Rafaela Martins Lira, estavam presentes e destacaram a importância e compromisso do Cesmac em todo o processo. Para Andréia Leite dos Santos, mãe da aluna Malena Rocha, do curso de Arquitetura e Urbanismo, fez questão de dizer: “ter uma oportunidade internacional é um desejo da minha filha desde que entrou na faculdade. E a família apoia essa vontade, pois entendemos que vai contribuir muito com a formação dela em todos os sentidos”, afirmou.
Segundo a estudante do curso de Direito Mariana Cândico, “a expectativa é das melhores, pois tive um ano de preparação com o Programa Semente de Iniciação Científica (PSIC), extensão e monitoria. Por isso, estou muito feliz em poder levar o nome do Cesmac e representar da melhor forma a minha Instituição, o meu Estado e o meu país”, declarou.
Também estavam no encontro as estudantes Ana Katharina, do curso de Medicina Veterinária e Aelita Oliveira, da graduação de Arquitetura e Urbanismo, que já passaram pela mesma experiência e falaram sobre a riqueza dessa oportunidade. Também chamaram a atenção sobre a importância da união entre os graduandos que vão viajar, fortalecendo assim o apoio mútuo e também tentando superar os possíveis desafios.
Programa Ibero
O Programa de Bolsas Ibero-Americanas é lançado anualmente pelo Santander Universidades. São definidas, no primeiro trimestre de cada ano, as instituições que irão participar e o número de bolsas que cada instituição terá direito a oferecer a seus discentes, por meio de um convênio entre o Cesmac e o Banco Santander. Após esta definição, cabe à instituição promover o processo seletivo. O Cesmac lança um edital interno onde constam todas as etapas e critérios utilizados para selecionar e classificar os discentes inscritos.