Reunião debate implantação de Usina Solar no Cesmac

Planta de Energia Solar Fotovoltaica.

24/03/2017 às 10h10

Com a iniciativa os estudantes dos cursos de Engenharia Civil, Engenharia Elétrica e Engenharia de Produção do Cesmac terão novo campo de estudos e especialização com o advento da energia solar nas unidades acadêmicas e administrativas da Instituição.
A esse respeito importante encontro foi realizado entre a diretoria do Cesmac e técnicos desse campo de energia alternativa, que vem ganhando força no mundo inteiro. O Cesmac é a primeira universidade em Alagoas a implantar essa inovação e proporcionar aos estudantes esse importante campo de estágio e pesquisas.
A ideia é possibilitar a implantação de uma Usina Solar para atender a todo Cesmac. Uma reunião aconteceu na sede da reitoria e contou com a presença do vice-reitor professor doutor Douglas Apratto Tenório, o coordenador da Administração doutor Iêdo Mota, o 1º Tesoureiro doutor Laércio Monteiro e o 2º Tesoureiro doutor Estágio Valente.
Um grupo de representantes de empresas que trabalham com esse processo explicou o projeto para o vice-reitor. A ideia é estabelecer uma planta de energia solar fotovoltaica. A iniciativa ainda está em fase de estudo prévio. O coordenador do curso de Engenharia Elétrica professor Alexsandro Aleixo também participou do encontro.
A base deve funcionar no município de Arapiraca, mas devendo atender a toda a Instituição em Maceió e no interior. As empresas participantes são: Pure Energy, Nature Green, ATP Solar, RGO Consultaria e Projetos Elétricos Ltda, Clube de Engenharia de Alagoas, Engie Solar, TCT Engenharia / Renovigi e MSB Master Solar Brasil.
Além de gerar benefícios acadêmicos com a utilização dos laboratórios por parte dos estudantes, ainda fortalece a questão da sustentabilidade, que é uma tendência atual.
De acordo com Daniel Lima Costa, representante da Nature Green, “para o Cesmac é um avanço acadêmico e econômico, pois essa dinâmica é uma tendência. A tecnologia apresentada possibilita menos custos de manutenção e ainda uma logística de implantação otimizada por se tratar de módulos”, explicou.
Usina Solar
A usina solar, também conhecida como parque solar é um sistema fotovoltaico de grande porte (sistema FV) projetado para a produção de energia elétrica. A eletricidade produzida pela usina de energia solar é então transmitida pelas redes de transmissão de energia e distribuída pelas distribuidoras de energia para o uso em casas ou empresas.