Trabalho de pesquisa do Mestrado Profissional do Cesmac é apresentado em importante evento brasileiro de epidemiologia

13/08/2018 às 12h39

Os resultados da pesquisa da mestranda Evelynne Marques de Melo, realizada no curso " pesquisa em saúde no Mestrado Profissional do Cesmac", foram apresentados através de dois resumos expandidos no importante evento de epidemiologia veterinária brasileira nos últimos dias 1,2 e 3 de agosto em Porto Alegre.
O trabalho da mestranda mostra dados inéditos sobre acumuladores de caninos e felinos e percepção das pessoas quanto a importância do controle parasitário gastro intestinal destes animais pelos seus tutores em Maceió-AL .
Pela primeira vez o comportamento de tutores de caninos e felinos em Maceió foi investigado. A importância disso está relacionada ao impacto causado na saúde pública, pois estes animais são dependentes das pessoas para a determinação de seus cuidados e quando ausentes ou inadequados estreitam os riscos zoonóticos ( doenças transmitidas dos animais às pessoas).
O IBGE (2014) identificou que no Brasil há 70 milhões de caninos e felinos nas residências e desse modo , as relações das pessoas com os cuidados desses animais precisam ser investigadas; sendo considerado um desafio aos médicos veterinários, pois há uma necessidade imperativa de orientações básicas destes profissionais para todo cidadão que decide criar estes animais. No entanto,  trata-se de serviço restrito a algumas classes sociais e não ofertado pelo poder público de modo eficiente e eficaz.
As principais zoonoses são as helmintíases (popularmente chamadas de  verminoses) que fazem os cães e gatos involuntariamente estarem envolvidos na transmissão zoonótica devido a interação ambiental. Notadamente os riscos zoonóticos podem ser facilmente controlados com cuidados básicos realizados pelos tutores através de orientação veterinária.
Os resultados da pesquisa também foram entregues ao poder público local.