V Congresso Latinoamericano de Plantas Medicinais na Bolívia

Professor do Cesmac irá palestrar no Congresso

14/08/2017 às 09h53

Acontecerá na cidade de La Paz - Bolívia, entre os dias 16 e 18 de agosto o V Congresso Latinoamericano de Plantas Medicinais, na Universidad Mayor de San Andres. O Professor do Cesmac, Dr. Clemens Rocha Fortes, que ministra a disciplina de Botânica Aplicada à Farmácia e o estágio supervisionado, coordenando também as atividades no Horto Medicinal de Farmácia (na Fazenda Escola de Medicina Veterinária) e a Horta Medicinal na casa do pobre (Vergel-Maceió), será palestrante do Congresso Internacional.
Como engenheiro agrônomo, O professor Dr. Clemens Rocha Fortes foi convidado para palestrar sobre Plantas Medicinais e Fitoterápicos.O crescimento do mercado mundial de fitoterápicos é estimado em 10 a 20% ao ano e as principais razões que impulsionaram esse grande crescimento nas últimas décadas foram: a valorização de uma vida de hábitos mais saudáveis e, conseqüentemente, o consumo de produtos naturais; os evidentes efeitos colaterais dos medicamentos sintéticos; a descoberta de novos princípios ativos nas plantas; a comprovação científica de fitoterápicos; e o preço que, de maneira geral, é mais acessível à população com menor poder aquisitivo. Além disso, o desenvolvimento de um medicamento sintético custa em torno de US$ 500 milhões, caindo para US$ 50 milhões no caso de um fitoterápico, que pode chegar ao mercado num tempo dez vezes menor.
A estimativa do mercado mundial para medicamentos é de US$ 300 bilhões/ano, sendo US$ 20 bilhões derivados de substâncias ativas de plantas medicinais. Já a estimativa do mercado nacional de medicamentos é de aproximadamente US$ 8 bilhões/ano, com os derivados de plantas medicinais correspondendo a US$ 1,5 bilhão desse total.
Portanto, não fica difícil entender por que cresce diariamente o interesse de empresas, grupos e países desenvolvidos na biodiversidade dos países tropicais e subtropicais. Particularmente a Amazônia, que tem cerca de 50 mil espécies de plantas (20% de todas as existentes no planeta e apenas aproximadamente 2% já estudadas), é um grande alvo para ser fornecedora de matéria-prima na produção de antibióticos, antiinflamatórios, diuréticos, analgésicos, laxantes, antidepressivos, anti-hipertensivos, entre outros.
Fonte: Ambiente Brasil