Primeira empresa júnior de direito em Alagoas é do CESMAC

Objetivo é a aproximação entre acadêmicos e o mercado de trabalho

28/11/2018 às 18h26

Como primeira iniciativa de Empresa Júnior (EJ) de cursos de Direito no Estado de Alagoas, a PONTESJUD é composta por graduandos de diferentes períodos do curso de Direito do Centro Universitário CESMAC, orientados pelo Prof. Me. Bruno Leitão.
A principal da missão é desenvolver os graduandos, por meio da vivência empresarial, para o mercado de trabalho, assim como, prestar serviços com o portfólio todo voltado para o curso, inclusive com estudos em sala de aula, unindo a prática empreendedora ao conhecimento jurídico aprendido.
Empresa Júnior é uma associação civil sem fins lucrativos, formada e gerida por alunos de um curso superior e suas principais funções são: Fomentar o aprendizado prático do universitário em sua área de atuação e aproximar o mercado de trabalho das academias e dos próprios acadêmicos.
A EJ de direito do CESMAC tem por objetivo facilitar o entendimento jurídico na sociedade e aplicar soluções previstas no ordenamento pátrio por meio da prestação de serviços de consultoria jurídica acadêmica.
O orientador do grupo, Prof. Me. Bruno Leitão, destaca que os alunos fazem a gestão com total autonomia, porém supervisionados, elaborando projetos de consultoria. “Eu diria que o maior simbolismo dessa empresa é a própria demonstração de empreendedorismo dos estudantes, que sozinhos, dedicaram um bom tempo para buscar informações e criar o produto, bem como para a IES, pois além de servir para outras iniciativas semelhantes, fornece mais um campo para atividades práticas de ensino e extensão, incluindo ações interinstitucionais. Esse processo já ocorre, e mesmo sendo a primeira no Estado, já colabora e troca informações com projetos semelhantes dentro e também fora do Estado de Alagoas”, detalhou.
Segundo o presidente da empresa júnior, acadêmico Caio Lins, “o grande objetivo é prestar um serviço de qualidade, gerando para o aluno crescimento pessoal, em equipe e profissional. Além disso, buscamos sempre incentivar o empreendedorismo, pois desde a captação até reunião e projetos com clientes são feitos pelo empresário júnior e apenas assinado pelo professor orientador”, destacou.
Caio explicou ainda, que o diretor-presidente da EJ possui a responsabilidade de representar externamente frente à Instituição de Ensino Superior, na formação de parceria ou em eventos ligados às empresas juniores. A PONTESJUD é formada pelos acadêmicos Thayná Ribeiro Sales Eloy, Caio Cesar Maia Lins, Hurbert Fernandes Motta Câmara, Marília Lira de Souza, Carlos Gabriel Gonçalves da silva, Iza Ellen Belarmino de Morais, Helena Manuella Barros Mendonça, Guilherme Vieira da Silva Gama, Filipe André Bittencourt Rocha de França, Claudevan Santos de Melo e Yhasmin Souza Cahet Silva.
Os segmentos dos clientes da empresa júnior consistem em microempreendedores individuais, microempresários, empresas de pequeno porte, empresários individuais, empresas juniores, associações privadas e pessoas físicas.
Ingresso na Empresa Júnior
Todo aluno que desejar ingressar na PONTESJUD deverá participar de um processo seletivo que consiste, basicamente, em prova de conhecimentos gerais, entrevista, redação, dinâmica de grupo, entre outros. As etapas variam de empresa para empresa, mas seguem basicamente o mesmo escopo geral. Sempre contando com a dedicação e comprometimento dos graduandos em contribuir com o crescimento e desenvolvimento da empresa, por isso o Marketing Pessoal também é importante.