Reitor Dr. João Rodrigues Sampaio Filho assina termo de adesão à RBCIH

Maceió adere à Rede Brasileira de Cidades Inteligentes e Humanas.

26/11/2018 às 15h22

O Cesmac está envolvido em questões atualizadas que tratam sobre Cidades Inteligentes. No dia 23 de novembro, o reitor dr. João Rodrigues Sampaio Filho, participou de  reunião na sede da Prefeitura onde assinou, junto ao Prefeito de Maceió, Rui Palmeira e o Diretor Superintendente do Sebrae/Al, Marcos Antônio da Rocha Vieira, o  Termo de Adesão de Maceió à Rede Brasileira de Cidades Inteligentes e Humanas (RBCIH). O reitor falou sobre sua experiência enquanto prefeito duas vezes e sua "preocupação em que a cidade seja das pessoas e para as pessoas. O desenvolvimento tecnológico deve ser usado como um meio e não um fim".
Maceió passa a fazer parte da Rede Brasileira de Cidades Inteligentes. Cidades Inteligentes, Humanas e Sustentáveis são aquelas que usam da tecnologia e recursos próprios para promover o bem estar da sua população.
O Cesmac irá colaborar por meio do estímulo e apoio a discussão, investigação e construção de saberes necessários ao desenvolvimento e aprimoramento de tecnologias que favoreçam as relações e o desenvolvimento territorial e humano da “Inteligente” Maceió nas 5 dimensões: inovação, sustentabilidade, inclusão, governança e conectividade.
Os principais eixos temáticos da Rede são gestão pública, arquitetura e urbanismo, sustentabilidade e energia, mobilidade urbana, empreendedorismo, segurança inteligente, educação inovadora, vida saudável e economia criativa.
A coordenadora da Incubadora Empresarial Tecnológica  do Cesmac,  Kathia Rebelo, disse que a IET é o agente de articulação do Cesmac com o ecossistema de inovação, e o tema "Cidades Inteligentes" é inovador. Falou ainda, que a ideia é que o projeto de tornar Maceió em uma Cidade Inteligente e Humana entre em vários cursos da Instituição.
Fotos: Secom Maceió